Siga o África do Sul - Angola com o Flashscore
SAFA publicou uma lista dos jogos em que Broos esteve ao comando desde que foi nomeado em maio de 2021, mas há um erro evidente logo no topo.
Nessa lista consta a vitória caseira por 3-2 num amigável frente ao Uganda, a 10 de junho de 2021, mas foi o treinador adjunto Helman Mkhalele quem orientou a equipa nesse encontro, em que Evidence Makgopa bisou e Bongokuhle Hlongwane marcou o outro golo.
Na verdade, Broos nem sequer estava no país, pois tinha regressado à Bélgica para receber a vacina contra a COVID-19, e por qualquer definição, um treinador tem de estar no banco, ou pelo menos no estádio, para ser considerado responsável por um jogo.
O primeiro jogo oficial do belga ao comando foi, assim, o 0-0 frente ao Zimbabué, num jogo de qualificação para o Mundial-2022 disputado em Harare, em setembro de 2021, o que significa que o seu verdadeiro 50.º jogo será contra o Egito em Agadir, no dia 26 de dezembro

Os Bafana disputaram mais 34 jogos em várias competições, incluindo a Taça COSAFA e o Campeonato Africano das Nações (CHAN), em que Broos não esteve no banco durante o seu mandato. Durante esse período, outros quatro treinadores assumiram o comando – Mkhalele, Morena Ramoreboli, Molefe Ntseki e Vela Khumalo.
E no passado, nomes como Shakes Mashaba, Jomo Sono e Conti Kubheka também orientaram a equipa em jogos pontuais quando o treinador principal não estava disponível, sendo creditados por esses encontros nos seus próprios registos.
Broos, portanto, liderou a equipa em 48 jogos, somando 24 vitórias, 19 empates e cinco derrotas (sem contar o jogo frente ao Lesoto, que terminou 2-0 mas foi posteriormente anulado pela FIFA devido a um erro administrativo).
Não é a primeira vez que a SAFA comete enganos. Em 2003, nomearam Benni McCarthy capitão para um jogo internacional frente à Tunísia, mas era já o seu 51.º jogo, pois tinha atingido esse marco no encontro anterior contra o Egito.
Atualmente, Broos está a atravessar uma série de 20 jogos sem perder em partidas oficiais, desde a derrota por 2-0 frente ao Mali no jogo inaugural da CAN-2023 na Costa do Marfim (sem contar a eliminação nas meias-finais frente à Nigéria nas grandes penalidades, que terminou 1-1).
Em jogos oficiais, Broos orientou a equipa em 33 ocasiões e venceu 18 dessas partidas (55%), com 11 empates (33%) e quatro derrotas (12%).
As derrotas foram frente ao Gana (0-1) no último jogo do grupo de qualificação para o Mundial-2022 no Cabo, quando os Bafana concederam um penálti polémico, e uma derrota por 2-1 fora frente a Marrocos no início da qualificação para a Taça das Nações Africanas 2023.
Perderam também 2-0 com o Ruanda num relvado sintético difícil, num dos primeiros jogos de qualificação para o Mundial 2026, e 2-0 frente ao Mali no jogo inaugural da Taça das Nações Africanas na Costa do Marfim em janeiro de 2024.
