CAN-2025: Luca Zidane entre os convocados e Guitane fora da lista da Argélia

Luca Zidane durante a sua passagem pelo Real Madrid
Luca Zidane durante a sua passagem pelo Real MadridReuters / Juan Medina

O guarda-redes da Argélia, Luca Zidane, filho do campeão mundial francês Zinedine, deverá ser o titular na baliza na Taça das Nações Africanas (CAN) deste mês, depois de Alexis Guendouz, lesionado, ter ficado fora da lista divulgada no sábado. Quem também não convenceu o selecionador foi o extremo do Estoril Rafik Guitane.

Guendouz lesionou o joelho na segunda-feira, no campeonato argelino, e não integra a convocatória de 28 jogadores para o torneio que se realiza no país vizinho, Marrocos, deixando Zidane como principal opção. O segundo filho de Zinedine Zidane, de 27 anos, que representa o Granada, da segunda divisão espanhola, estreou-se pela Argélia numa partida de qualificação para o Mundial em outubro, após mudar de seleção, tendo representado a França nos escalões jovens.

Os avós de Zidane são originários da região da Cabília, na Argélia. Luca deve ganhar a corrida a Oussama Benbot e ao antigo titular Anthony Mandrea na hierarquia para a fase final em Marrocos, onde a Argélia vai disputar o Grupo E frente ao Burquina Faso, Guiné Equatorial e Sudão.

Mandrea regressou de forma surpreendente após ter sido afastado quando o treinador Vladimir Petkovic afirmou não querer convocar um guarda-redes a atuar no terceiro escalão do futebol francês. O clube de Mandrea, o Caen, desceu da Ligue 2 no final da última época.

O plantel da Argélia conta com o avançado Baghdad Bounedjah, autor do golo da vitória na final da Taça das Nações Africanas de 2019 frente ao Senegal, no Cairo. A ausência de maior relevo é a do atacante do Olympique de Marselha, Amine Gouiri, que precisou de uma cirurgia ao ombro após a qualificação para o Mundial frente ao Uganda, em outubro, e só deverá regressar em fevereiro. Uma lesão já o tinha afastado da última fase final da Taça das Nações Africanas, na Costa do Marfim, há dois anos.

Convocatória da Argélia para a CAN

Guarda-redes: Oussama Benbot (USM Alger), Luca Zidane (Granada), Anthony Mandrea (Caen).

Defesas: Ryan Ait-Nouri (Manchester City), Youcef Atal (Al Sadd), Zineddine Belaid (JS Kabylie), Rafik Belghani (Hellas Verona), Ramy Bensebaini (Borussia Dortmund), Samir Chergui (Paris FC), Mehdi Dorval (Bari), Jaouen Hadjam (Young Boys Berna), Aissa Mandi (Lille), Mohamed Amine Tougai (Esperance)-

Médios: Houssem Aouar (Al Ittihad), Ismael Bennacer (Dinamo Zagreb), Hicham Boudaoui (Nice), Fares Chaibi (Eintracht Frankfurt), Ibrahim Maza (Bayer Leverkusen), Ramiz Zerrouki (Twente), Adem Zorgane (Union Saint-Gilloise)-

Avançados: Mohamed Amoura (Werder Bremen), Monsef Bakrar (Dinamo Zagreb), Redouane Berkane (Al Wakrah), Adil Boulbina (Al Duhail), Baghdad Bounedjah (Al Shamal), Anis Hadj-Moussa (Feyenoord), Ilan Kebbal (Paris FC), Riyad Mahrez (Al Ahli).

Acompanha a CAN 2025 no Flashscore.