O selecionador dos Chipolopolo, Moses Sichone, anunciou a sua convocatória final de 28 jogadores para a CAN, depois de reduzir a lista provisória inicial de 55 nomes.
A equipa, que ficou integrada no Grupo A, juntamente com os anfitriões Marrocos, Comores e Mali, vai agora deslocar-se para Múrcia, em Espanha, para a fase final de preparação. O estágio em solo espanhol decorrerá de 11 a 17 de dezembro de 2025.
Daka, que esta época soma 19 jogos no Championship com os Foxes, tendo marcado um golo e feito duas assistências, vai liderar o ataque da Zâmbia ao lado de Fashion Sakala, avançado do Al-Fayha, da Liga Saudita.
O ponta de lança Jack Kalichi Lahne, que atua na Áustria e marcou na sua estreia pelos Chipolopolo na última janela FIFA, também foi chamado, tal como Joseph Liteta, do Cagliari, em Itália.
Entre as novidades estão Eliya Mandanji (Zanaco), Matthews Banda, Given Kalusa (FC Muza), Matthews Banda (Nkana) e Pascal Phiri (Zesco United).
Outros estreantes em destaque são o guarda-redes Willard Mwanza e Owen Tembo (ambos do Power Dynamos) e David Simukonda (Zanaco). Dois jogadores que se destacaram no Mundial de Sub-17 da FIFA, Jonathan Kalimina e Abel Nyirongo, permanecem como suplentes de reserva.
Zâmbia vai disputar jogos amigáveis em Espanha
Durante o estágio em Espanha, a Zâmbia deverá realizar jogos amigáveis de elevado nível. Como a nova data obrigatória da FIFA para a libertação de jogadores que atuam no estrangeiro é 15 de dezembro, Sichone só terá o grupo completo após essa data.
Os Chipolopolo vão participar pela 19.ª vez na 35.ª edição do torneio organizado pela Confederação Africana de Futebol (CAF) no Norte de África. Garantiram a presença na CAN ao terminarem no topo do seu grupo de qualificação.
A Zâmbia terminou em 1.º lugar do Grupo G com 13 pontos, qualificando-se juntamente com a campeã africana Costa do Marfim, que ficou em 2.º com 12 pontos. Esta qualificação marcou a primeira vez em nove anos que a Zâmbia conseguiu apurar-se para duas CAN consecutivas.
A Zâmbia já alcançou seis presenças no pódio nas suas 18 participações anteriores: foi vice-campeã em 1974 e 1994, conquistou o bronze em 1982, 1990 e 1996, e sagrou-se campeã em 2012.
Os Chipolopolo iniciam a sua campanha frente ao Mali, a 22 de dezembro, no Estádio Mohammed V, antes de defrontarem as Comores no mesmo recinto, a 26 de dezembro. O último jogo da fase de grupos será diante de Marrocos, no Estádio Príncipe Moulay Abdellah, a 29 de dezembro.
Convocatória completa da Zâmbia:
Guarda-redes: Lawrence Mulenga (Power Dynamos), Francis Mwansa (Zanaco), Willard Mwanza (Power Dynamos).
Defesas: Stopilla Sunzu (Changchun, China), Frankie Musonda (Bahrain SC), Kabaso Chongo (Zesco United), Matthews Banda (Nkana), Dominic Chanda (Power Dynamos), Gift Mphande (Zesco United), Obino Chisala (Al-Merrikh SC, Sudão), David Hamasenya (Leganés, Espanha), Benson Sakala (Bohemians 1905, Rep. Checa).
Médios: Miguel Changa Chaiwa (Hibernian, Escócia), Owen Tembo (Power Dynamos), Joseph Liteta (Cagliari, Itália), Kings Kangwa (Maccabi Be’er Sheva, Israel), Given Kalusa (FC MUZA), David Simukonda (Zesco United), Wilson Chisala (Zanaco), Joseph Sabobo Banda (Maccabi Be’er Sheva, Israel), Lameck Banda (Lecce, Itália), Fashion Sakala (Al Fayha, Arábia Saudita), Lubambo Sailas Musonda (Magdeburgo, Alemanha), Pascal Phiri (Zesco United).
Avançados: Patson Daka (Leicester City, Inglaterra), Jack Lahne Kalichi (Austria Lustenau, Áustria), Kennedy Musonda (Hapoel Ramat Gan, Israel), Eliya Mandanji (Zanaco).
