Siga o Uganda - Nigéria com o Flashscore
Os Grous vão defrontar as Super Águias no último jogo da fase de grupos, sendo que o encontro do Grupo C, agendado para terça-feira, assume importância decisiva para a campanha do Uganda na 35.ª edição da CAN.
O Uganda entra em campo ciente de que só um resultado positivo manterá vivas as suas aspirações, enquanto a Nigéria chega com o máximo de pontos conquistados nos dois primeiros jogos e a confiança de quem foi finalista na última edição da CAN, na Costa do Marfim.
"Sabemos que vamos defrontar uma equipa muito forte, que foi finalista na última edição da CAN. Além disso, têm estado a fazer uma excelente campanha, pois somaram todos os pontos possíveis,” afirmou o técnico belga aos jornalistas, na antevisão do jogo no Estádio de Fez: "Os jogadores estão dispostos a dar o seu melhor no jogo de amanhã (terça-feira). Vai ser duro, vai ser difícil, mas no futebol tudo pode acontecer. Queremos manter a mentalidade de que todos podem ser derrotados e ver o que acontece."
Em nome dos jogadores do Uganda, o defesa Jordan Obita, que atua como lateral-esquerdo ou extremo no Hibernian, da Premiership escocesa, declarou: "O espírito da equipa está em alta. Sabemos que temos de entrar para ganhar. Por isso, não podemos abordar o jogo com receio. Temos de entrar com total confiança, e é isso que vamos fazer."

A última vez que Uganda e Nigéria se encontraram na CAN foi na edição de 1978, quando os africanos de leste venceram por 2-1 nas meias-finais, sendo esse o único duelo entre ambos na fase final até ao momento.
Nas fases de qualificação para a CAN, Uganda e Nigéria cruzaram-se por duas vezes nos últimos anos – para as edições de 1994 e 2008. Nesses quatro jogos de qualificação, a Nigéria somou duas vitórias, o Uganda uma, e registou-se um empate.
Em Marrocos, o Uganda iniciou a sua campanha com uma derrota por 3-1 frente à Tunísia, antes de conquistar o seu único ponto até agora – um empate 1-1 diante da Tanzânia.
A Nigéria começou a sua campanha com um triunfo por 2-1 sobre a Tanzânia, antes de segurar uma vitória por 3-2 frente à Tunísia, num jogo com cinco golos.
Se o Uganda conseguir passar à próxima fase, será apenas a terceira vez que ultrapassa a fase de grupos, depois de 1978 e 2019. Por sua vez, um triunfo da Nigéria significará vencer os três jogos da fase de grupos numa CAN pela primeira vez desde 2021, além de garantir a sua 16.ª presença consecutiva nas fases a eliminar da competição.

