CAN-2025: Salah lidera lista de 28 convocados do Egito

Mohamed Salah será a estrela do Egipto na CAN.
Mohamed Salah será a estrela do Egipto na CAN.AHMED AWAAD / NURPHOTO / NURPHOTO VIA AFP

Mohamed Salah vai afastar-se da tensão vivida em Liverpool durante algum tempo, ao viajar para Marrocos com a seleção do Egito na próxima semana, para disputar a Taça das Nações Africanas (CAN), depois do seu desentendimento com o treinador dos campeões da Premier League, Arne Slot.

Acompanhe o Egito-Nigéria no Flashscore

O selecionador do Egipto, Hossam Hassan, confirmou esta quinta-feira a presença de Salah na equipa ao anunciar a lista de 28 jogadores para o torneio, que arranca a 21 de dezembro, e o extremo de 33 anos vai falhar pelo menos dois jogos da Liga pelo Liverpool.

Salah, figura maior do clube, gerou polémica nos media com declarações após o empate da Premier League do último fim de semana frente ao Leeds United, ao afirmar que foi transformado em bode expiatório pelo mau momento do Liverpool e que a sua relação com Slot se deteriorou.

Salah não foi utilizado frente ao Leeds, tal como já tinha acontecido no jogo contra o ‍West Ham United no mês passado, e ficou fora da convocatória para a vitória por 1-0 a meio da semana no terreno do ‍Inter de Milão na Liga dos Campeões.

Salah estará disponível para o jogo frente ao Brighton & Hove Albion no sábado, depois da FIFA ter decidido que os jogadores só precisam de se juntar às seleções nacionais uma semana antes do início da Taça das Nações Africanas. O Liverpool vai defrontar o Tottenham e o Wolverhampton durante os jogos do Egipto na fase de grupos do torneio.

O avançado do Manchester City, Omar Marmoush, também integra a convocatória, tal como o antigo jogador do Aston Villa e atual extremo do Al-Ahly, Mahmoud Trezeguet.

Os sete vezes campeões iniciam a sua campanha frente ao Zimbabué a 22 de dezembro, defrontando depois a África do Sul quatro dias mais tarde, e fecham a fase de grupos diante de Angola a 29 de dezembro.

Convocatória:

Guarda-redes: Mohamed El-Shenawy (Al-Ahly), Ahmed El-Shenawy (Pyramids), Mostafa Shobeir (Al-Ahly) e Mohamed ⁠Sobhi (Zamalek);

Defesas: Mohamed Hany (Al-Ahly), Ahmed Eid (El-Masry), Rami Rabia (Al-Ain), Khaled Sobhi (El-Masry), ‌Yasser Ibrahim (Al-Ahly), Mohamed Ismail (Zamalek), Hossam Abdelmaguid (Zamalek), Mohamed Hamdy (Pyramids) e Ahmed Fatouh (Zamalek);

Médios: Marwan Ateya (Al-Ahly), Hamdy Fathy (Al-Wakrah), Mohanad Lasheen (Pyramids), Mahmoud Saber (Zed), Mohamed Shehata (Zamalek), Emam Ashour (Al-Ahly), Ahmed Zizo (Al-Ahly), Mahmoud Trezeguet (Al-Ahly), Ibrahim Adel (Al-Jazira), Mostafa Fathi (Pyramids), Omar Marmoush (Manchester City) e Mohamed Salah (Liverpool);

Avançados: ⁠Mostafa Mohamed (Nantes), Salah Mohsen (El-Masry) e Osama Faisal (National Bank of Egypt).