Mais

CAN-2025: Selecionador da Nigéria dá prioridade ao apuramento para o Mundial-2026

O treinador da Nigéria, Eric Chelle, mantém-se concentrado na qualificação para o Campeonato do Mundo
O treinador da Nigéria, Eric Chelle, mantém-se concentrado na qualificação para o Campeonato do MundoČTK / imago sportfotodienst / MUZAMIL RAJI
O selecionador da Nigéria, Eric Sekou Chelle, sublinhou que a qualificação para o Campeonato do Mundo continua a ser a sua principal prioridade após o sorteio da Taça das Nações Africanas (CAN), realizado na segunda-feira.

A Confederação Africana de Futebol (CAF) realizou o sorteio para Marrocos-2025 na noite de segunda-feira, no Teatro Nacional Mohammed V, em Rabat, Marrocos.

As Super Águias foram colocadas no Grupo C da Taça das Nações Africanas (CAN) de 2025, juntamente com a Tunísia, o Uganda e a Tanzânia, com o objetivo de conquistarem o quarto título na competição que arranca em dezembro.

Questionado sobre as perspectivas da sua equipa após o sorteio, o recém-nomeado tático sublinhou que não há equipas pequenas em África, mas afirmou que a sua prioridade imediata são as eliminatórias cruciais para o Campeonato do Mundo em março.

"Não há equipas pequenas na CAN; é preciso manter a concentração", disse Chelle ao Flashscore: "Como já disse antes, a minha prioridade neste momento são os meus jogadores e os próximos jogos em março. Temos de nos concentrar primeiro nas eliminatórias para o Mundial e, depois disso, podemos começar a pensar na CAN. Por enquanto, o nosso objetivo é vencer esses dois jogos."

A Nigéria corre o risco de ficar de fora do Campeonato do Mundo de 2026, que será coorganizado pelos Estados Unidos, México e Canadá, depois de um início dececionante da campanha de qualificação.

Após quatro jogos, os campeões africanos de 2013 ocupam o quinto lugar com apenas três pontos, quatro pontos atrás do líder Ruanda, com seis jogos por disputar na série de qualificação.

Os jogos de março contra o Amavubi, em Kigali, e contra o Zimbabué são cruciais para as hipóteses de a Nigéria garantir um bilhete para a competição mundial de futebol, uma vez que se espera que as vitórias nesses jogos reacendam as suas esperanças de qualificação.

Depois de ter falhado o Campeonato do Mundo de 2022 no Catar, após uma derrota no play-off contra o eterno rival Gana, a equipa nigeriana pretende regressar ao palco global, procurando melhorar os resultados obtidos nos oitavos de final nos EUA '94, França '98 e Brasil 2014.

O jovem e dinâmico tático - antigo jogador dos clubes franceses Valenciennes e Lens - foi nomeado treinador permanente da Nigéria pela Federação Nigeriana de Futebol, substituindo Augustine Eguavoen, que tinha exercido funções interinamente após a saída abrupta de Finidi George.

Antes da cerimónia de sorteio no emblemático Teatro Nacional Mohammed V, em Rabat, Chelle falou com Shina Oludare, do Flashscore, sobre as suas aspirações de voltar a colocar as Super Águias como uma força dominante no futebol.

Reconhecendo a abundância de talento na equipa nacional da Nigéria, ele está confiante de que a equipa voltará a brilhar, enfatizando que os jogos de março são de vitória obrigatória. Embora a nomeação de Chelle tenha sido alvo de muitas críticas, ele traz consigo um currículo de treinador impressionante, em especial durante a sua passagem pela seleção do Mali, onde a sua perspicácia tática foi demonstrada de forma proeminente.

Na CAN-2024, na Costa do Marfim, conduziu as águias a um bom desempenho, demonstrando a sua capacidade de desenvolver equipas e gerir situações de alta pressão.

Durante o seu mandato, demonstrou um profundo conhecimento do jogo, um empenho no desenvolvimento de jovens talentos e uma abordagem estratégica dos jogos. Embora a passagem pelo Mali tenha sido relativamente curta, o impacto foi inegável, com muitos a acreditarem que a sua abordagem à formação de equipas e à gestão de jogos continuaria a fazer ondas no futebol africano.

O autor
O autorFlashscore