"Esta decisão surge na sequência de resultados considerados muito aquém dos objetivos definidos para a equipa nacional nesta importante competição continental", escreveu o presidente da Federação de Futebol do Burquina Faso (FBF), Oumarou Sawadogo, em comunicado.
Referindo "uma grande desilusão", recorda que o objetivo era chegar "pelo menos às meias-finais". No entanto, o Burquina Faso foi derrotado de forma clara pelo seu vizinho e detentor do título (3-0) nos oitavos de final. Toda a equipa técnica foi igualmente dispensada.
Brama Traoré tinha sido nomeado em março de 2024, sucedendo ao francês Hubert Velud, também ele afastado após uma eliminação nos oitavos de final da CAN. A sua missão passava por apurar o Burquina para a CAN e para o Mundial-2026 este verão, mas os garanhões – que nunca participaram na mais prestigiada competição internacional – não ultrapassaram a fase de qualificação.
Antigo médio internacional (29 internacionalizações), Brama Traoré foi treinador dos sub-23 e dos sub-20 do Burquina, tendo conduzido estes últimos à medalha de prata nos Jogos da Francofonia 2023.
Na segunda-feira, o Burquina nomeou ainda Annick Lydie Djouma Pikbougoum como nova ministra do Desporto, após uma ligeira remodelação governamental.
