Recorde as incidências da partida
Moçambique já tinha feito história com o apuramento para a fase a eliminar da CAN, mas tinha pela frente um desafio ainda mais exigente para conseguir o apuramento para os quartos de final da prova, ao defrontar a Nigéria, forte candidata ao troféu e com alguns dos melhores jogadores africanos da atualidade.

Geny Catamo, Diogo Calila e Witi foram titulares no conjunto moçambicano, enquanto Zaidu começou a partida no banco da Nigéria, que decidiu o encontro logo na primeira parte, com dois ataques pelos flancos que se revelaram fatais para os Mambas.
A equipa de Chiquinho Conde teve muitas dificuldades nos primeiros minutos da partida, com Osimhen a abrir o marcador logo aos 2', num lance anulado por claro fora de jogo do avançado do Galatasaray, que, no entanto, viria a fazer o gosto ao pé.
Com Geny condicionado pela defesa nigeriana, Moçambique praticamente não conseguiu sair para zonas de ataque e acabou por facilitar no lance que abriu o marcador. Lookman (20') apareceu completamente sozinho, no coração da área, para finalizar o cruzamento rasteiro de Akor Adams, a partir da esquerda.
Depois do golo, Moçambique teve a primeira aproximação à área nigeriana, num lance que acabou por nem dar em finalização, mas o golpe seguinte foi pesado para a equipa moçambicana, com nova jogada pelo corredor esquerdo da Nigéria a resultar no 2-0 de Osimhen (25').
Apesar do conforto no marcador, a Nigéria não baixou o ritmo e não deu qualquer margem a Moçambique, que segurou o resultado perante o desperdício de Osimhen e Iwobi, a caminho para o intervalo, mas sofreu o 3-0 logo no arranque da segunda parte, por Osimhen (46').
A segunda parte ficou marcada por um conflito entre Osimhen e Lookman, que motivou mesmo o avançado do Galatasaray a deixar o relvado minutos mais tarde, mas nem isso evitou os nigerianos de chegarem ao quarto golo, por Adams (75'), novamente num lance muito fácil para o ataque nigeriano e com nova assistência de Lookman.
A aventura histórica de Moçambique na CAN termina com estrondo, enquanto a Nigéria segue em frente e vai defrontar o vencedor da eliminatória entre a Algéria e a RD Congo.

