Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CAN: Zâmbia salva um ponto (1-1) contra a Tanzânia e deixa Grupo F em aberto

Chris Heath
Tanzânia surpreendeu mas a Zâmbia salvou um ponto
Tanzânia surpreendeu mas a Zâmbia salvou um pontoAFP
O golo de Patson Daka, aos 89 minutos, salvou um ponto para a Zâmbia contra a Tanzânia, o que significa que os vencedores de 2012 empataram sete dos seus últimos oito jogos na fase final da Taça das Nações Africanas (CAN).

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Sem vencer nas últimas três edições da CAN - inclusive na estreia contra Marrocos -, a Tanzânia precisou de apenas 11 minutos para surpreender a Zâmbia. Msuva mostrou aos potenciais pretendentes o que poderiam estar a contratar, aproveitando um passe de Mbwana Samatta que dividiu a defesa e disparando um remate temível ao ângulo superior, fazendo o 1-0.

Em busca de uma resposta imediata, a Zâmbia não conseguiu incomodar o guarda-redes tanzaniano Aishi Manulahard durante uma frustrante meia hora inicial em San Pédro.

A Zâmbia acabou por obrigar Manulahard a uma defesa aos 38 minutos, através de um remate ambicioso de Lameck Banda de longe. No entanto, os zambianos terminaram o primeiro tempo em posição vulnerável, já que o central Rodrick Kabwe foi expulso após receber dois cartões amarelos desnecessários no espaço de 11 minutos.

Determinado a empatar a partida, Daka esteve a poucos centímetros de conseguir um golo, pouco depois da marca dos 40 minutos, quando o avançado do Leicester City viu o seu remate à queima-roupa ser defendido por Aishi Manula. Do outro lado, Tresford Lawrence Mulenga fez uma defesa igualmente impressionante para impedir que Morice Abraham, substituto da Tanzânia, marcasse o seu nome na lista de marcadores. 

No entanto, Daka tinha outras ideias e empatou o jogo aos 89 minutos, com uma cabeçada certeira após canto cobrado por Clatous Chama.

O drama tardio em San Pédro deixa o Grupo F em aberto, com os quatro países ainda com hipóteses de se qualificarem para a fase a eliminar. Uma vitória da Zâmbia sobre Marrocos na quarta-feira garantiria o primeiro lugar do grupo, caso a República Democrática do Congo não vença a Tanzânia. Por outro lado, uma vitória das Taifa Stars confirmaria a passagem à fase seguinte.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore