Eritreia prepara regresso internacional na qualificação para a CAN-2027

Patrice Motsepe, presidente da CAF, anuncia os países anfitriões da Taça das Nações Africanas 2027
Patrice Motsepe, presidente da CAF, anuncia os países anfitriões da Taça das Nações Africanas 2027KHALED DESOUKI / AFP

A Eritreia vai disputar o primeiro jogo internacional de futebol em mais de seis anos, após inscrever-se na qualificação para a fase final da Taça das Nações Africanas de 2027, que se realiza em março.

O país isolado junto ao Mar Vermelho ficou esta terça-feira emparelhado para defrontar Eswatini a duas mãos na ronda preliminar de março, naquele que será o seu primeiro jogo desde a derrota num particular frente ao Sudão em janeiro de 2020.

A Eritreia não participou em qualquer internacional desde que recusou competir nas qualificações para o Mundial e para a Taça das Nações, depois de vários jogadores desertarem durante deslocações ao estrangeiro.

O país é governado pelo Presidente Isaias Afwerki desde que conquistou a independência da Etiópia em 1993, sendo o seu regime frequentemente descrito por organizações de direitos humanos como altamente repressivo.

Jogadores e outros membros da equipa desertaram após jogos ou torneios em Angola em 2007, Quénia em 2009, Tanzânia em 2011, Uganda em 2012, Botswana em 2015, após uma qualificação para o Mundial, e novamente em Uganda em 2019.

Estima-se que cerca de 80 futebolistas desertaram enquanto representavam a seleção nacional no estrangeiro, sem que nenhum tenha prosseguido a carreira futebolística no exílio.

A Eritreia não permitiu que equipas viajassem para fora do país desde que elementos da sua seleção sub-20 fugiram para o Uganda em 2019, mas agora parece ter mudado de posição.

No entanto, a Eritreia inscreveu-se nas últimas preliminares da Taça das Nações, mas acabou por desistir posteriormente.

Se participar nas qualificações de 2027, será a primeira Taça das Nações em que todos os 54 países do continente competem.

As 12 equipas mais baixas no ranking foram sorteadas esta terça-feira em seis eliminatórias a duas mãos, que se vão disputar em casa e fora em março, dando início às qualificações para 2027.

Os vencedores seguem para a fase de grupos, juntando-se às 42 equipas africanas melhor classificadas, que serão divididas em 12 grupos de quatro equipas cada.

Os dois primeiros de cada grupo qualificam-se para a fase final, exceto nos grupos em que já estejam sorteados os coanfitriões Quénia, Tanzânia e Uganda.

A Eritreia não tem classificação FIFA porque não disputou qualquer jogo dentro dos parâmetros do organismo mundial nos últimos 48 meses.

Sorteio da ronda preliminar da Taça das Nações Africanas 2027:

Djibuti vs Sudão do Sul

Chade vs Burundi

Somália vs Maurícia

Seicheles vs Lesoto

Eritreia vs Eswatini

São Tomé e Príncipe vs Etiópia

A equipa mencionada em primeiro lugar joga em casa na primeira mão. Os jogos vão disputar-se entre 25 e 31 de março.

Acompanha as preliminares da AFCON 2027 no Flashscore.