O belga Hugo Broos conquistou a Taça das Nações Africanas com os Camarões em 2017, mas pouco tempo depois ficou sem trabalho.
Agora, com duas qualificações para a Taça das Nações Africanas, incluindo uma medalha de bronze na última edição, e uma presença garantida no Mundial-2026 no próximo ano, Hugo Broos acredita que tem mais motivos para se orgulhar deste percurso com os Bafana.
“Sabe, sendo sincero, penso que o que conseguimos com a África do Sul é melhor do que aquilo que fiz com os Camarões” disse Hugo Broos.
“Construímos uma equipa aqui, e essa equipa evoluiu dia após dia. Quando se vai à CAN, há sempre ambições, mas nunca se pensa realmente que, a certo ponto, se terá a oportunidade de disputar a final", acrescentou.
“Para 95% deste grupo, foi a primeiro CAN (em 2024), por isso não se espera isso. Mas a evolução que tivemos foi enorme. Os Camarões, por outro lado, eram uma equipa habituada a jogar na CAN. Eram vistos como um dos favoritos a vencer a CAN, por isso foi um contexto diferente, e a pressão era muito maior. Quando olho para o que fizemos aqui com a África do Sul, terminar em terceiro na última CAN, agora qualificar-se duas vezes seguidas para a CAN, e também garantir a presença no Mundial, isso é algo que não consegui com os Camarões", explicou.
Hugo Broos afirmou que, apesar de ter conquistado o troféu com os Leões Indomáveis, olha para o panorama geral enquanto treinador.
“Vencemos a CAN com os Camarões, e quatro meses depois ficámos fora da qualificação para o Mundial e a Nigéria seguiu em frente. Por isso, estou mais satisfeito com o trabalho que realizei aqui (África do Sul) do que com o que fiz nos Camarões”, disse Hugo Broos.
“Nos Camarões, o sucesso na CAN é esperado, mas não creio que alguém nesta sala, nem eu próprio, esperasse há dois anos que nós (Bafana Bafana) chegaríamos às meias-finais. Portanto, sim, foi uma grande campanha, e ainda não terminou, de todo. Vamos ver o que acontece dentro de algumas semanas, e depois voltarei a tentar terminar a minha carreira com uma prestação fantástica (no Mundial)", acrescentou.
A África do Sul inicia a sua campanha na CAN-2025 com um duelo do Grupo B frente a Angola em Marraquexe, na segunda-feira.
