Kompany apoia ausência de Lyle Foster do CAN por questões mentais: "É uma decisão sensata"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Kompany apoia ausência de Lyle Foster do CAN por questões mentais: "É uma decisão sensata"

Lyle Foster, do Burnley, não vai estar presente no Campeonato das Nações Africanas
Lyle Foster, do Burnley, não vai estar presente no Campeonato das Nações AfricanasReuters
A África do Sul omitir Lyle Foster (23 anos), do Burnley, da sua lista de convocados para a Taça das Nações Africanas foi uma decisão "sensata", uma vez que o avançado ainda não está pronto para viajar devido a problemas de saúde mental, disse o treinador do clube, Vincent Kompany, na sexta-feira.

Foster foi inicialmente incluído na lista preliminar da África do Sul para o torneio, apesar de o Burnley ter informado que o avançado que passou pelo Vitória SC não estaria disponível.

No entanto, acabou por ser excluído da lista final na quinta-feira. A Taça das Nações Africanas arranca na Costa do Marfim a 13 de janeiro.

"É uma decisão sensata da federação sul-africana, em termos de apoiar o conselho de especialistas", disse Kompany aos jornalistas.

"Não tivemos o Lyle disponível durante um mês ou mais porque tentámos colocá-lo em primeiro lugar e parte da sua reabilitação é estar num ambiente pequeno. É a viagem e tudo o resto, as pessoas que nos aconselharam durante este período não acharam que já era altura para o Lyle", completou.

Os números de Lyle Foster
Os números de Lyle FosterFlashscore

Foster foi afastado em novembro devido a um problema de saúde mental recorrente antes de voltar em dezembro para jogar pelo Burnley em partidas do campeonato contra Everton, Fulham e Liverpool.

O treinador da África do Sul, Hugo Broos, e Kompany também discutiram os problemas de saúde mental do jogador com a equipa médica antes de tomarem a decisão de o excluir do plantel.

"Coletivamente, estamos a fazer algo que é bom para um ser humano sul-africano, antes de lhe chamarmos jogador. Estamos a tomar conta dele e a cuidar dele. Ele estará pronto para atuar pelo seu país novamente em algum momento", acrescentou o técnico do Burnley.