Federação Francesa de Futebol vai exibir fotografia de jornalista condenado na Argélia

Christophe Gleizes está deitdo
Christophe Gleizes está deitdoHANDOUT / SO PRESS - RSF / AFP

A Federação Francesa de Futebol (FFF) deverá expor esta quarta-feira, 17 de dezembro, o retrato do jornalista Christophe Gleizes, condenado em recurso a sete anos de prisão na Argélia, na fachada da sua sede em Paris, soube a AFP junto da entidade.

A FFF vai reunir no dia seguinte, ao início da noite, o comité de apoio ao colaborador das revistas So Foot e Society, detido desde junho na Argélia, para onde se deslocou no âmbito de uma reportagem sobre o futebol local, informou Philippe Diallo, o presidente da entidade, que esteve presente esta terça-feira na 3.ª reunião deste comité, que inclui também membros da família do jornalista.

"Em total apoio e solidariedade com Christophe Gleizes e com a sua família", a "3F" está a "fazer tudo para acelerar o processo de libertação sem interferir nas relações diplomáticas entre os dois países", explicou uma fonte próxima da Federação à AFP.

A Federação vai aproveitar os 32 avos de final da Taça de França, nos dias 20 e 21 de dezembro, para reafirmar o seu apoio e apelar à libertação do jornalista através dos speakers dos estádios e dos canais que transmitem a competição.

Christophe Gleizes foi detido em maio de 2024 na Argélia, onde se encontrava para escrever um artigo sobre o clube de futebol mais titulado do país, a Jeunesse Sportive de Kabylie (JSK), sediada em Tizi Ouzou, a 100 km a leste de Argel.

O Tribunal de Recurso de Tizi Ouzou confirmou na semana passada a condenação a sete anos de prisão do jornalista francês, detido desde junho, por "apologia do terrorismo".

A França afirmou "lamentar profundamente" este veredicto, através do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros.