Rouen - Lille (sexta-feira, 20:00)
Pela primeira vez em quase 32 anos, estes dois históricos clubes franceses vão defrontar-se. A última vez foi na Taça de França, com os normandos a vencerem por 1-0 na terceira ronda, no Robert-Diochon.
Nesta sexta-feira, Rouen e Lille vão cruzar espadas pela 29.ª vez na história e os debates prometem ser acirrados. Os Dogues estão em boa forma nesta temporada e tentarão terminar 2024 da melhor maneira possível, passando por esta quinta ronda da Taça de França.
Em frente a eles, o Rouennais tentará alcançar o feito, já que a equipa embarcou num novo projeto desde a aquisição do empresário turco Tarkan Ser, há alguns meses. O objetivo será, provavelmente, recordar os tempos de glória do clube, quando o Lille o defrontava com frequência.
É preciso recuar a um jogo do campeonato, em dezembro de 1946, para encontrar vestígios de uma vitória nórdica na Normandia...
Bordéus - Rennes (domingo, 13:45)
Até pouco tempo atrás, esse jogo era um dos clássicos da Ligue 1. No entanto, desde que os Girondinos foram despromovidos para a Ligue 2 e depois para a National 2, o Rennes não teve mais a oportunidade de enfrentá-los. Em janeiro de 2023, o clube bretão visitou o seu antigo rival na mesma fase da competição, vencendo por 2-1 no Matmut Atlantique.
Neste domingo, os comandados de Jorge Sampaoli serão ainda mais favoritos à vitória. Mesmo assim, terão de estar atentos, pois acontece que o Rennes raramente brilhou em Bordéus (duas vitórias na Ligue 1 no século XXI).
Apesar destes factores, este não deixa de ser um jogo interessante, já que a equipa deAndy Carroll terá de dar tudo por tudo se quiser vencer as probabilidades.
Saint-Étienne - Marselha (domingo, 13:45)
Os Verts e os Phocéens defrontaram-se há duas semanas, e os Phocéens fizeram uma atuação convincente para conquistar os três pontos (2-0). Neste domingo,o ASSE enfrenta o OM num contexto completamente diferente, mas isso não impede que a equipa de Roberto De Zerbi seja favorita no papel.
Acima de tudo, as duas equipas devem ser capazes de proporcionar um grande espetáculo, embora o Marselha seja perfeitamente capaz de fazer com que o jogo seja unilateral.
Com a recente demissão de Olivier Dall'Oglio, o Sainté está a começar de novo. Erik Horneland só vai disputar o seu primeiro jogo em 2025, mas é evidente que espera que os seus jogadores se qualifiquem para a fase seguinte. Será uma oportunidade para se vingarem, fazendo melhor do que no dia 8 de dezembro do ano passado.
Marmande - Le Mans (domingo, 16:30)
Para saber se o Petit Poucet da Taça de França vai continuar a sua aventura, é preciso assistir a este jogo. O único clube das regionais, o FC Marmande 47, nunca tinha chegado a esta fase. De agora em diante, apenas o prazer conta e a adversidade vai claramente subir vários níveis.
Les Manceaux estão no Nacional esta época, mas apontam para o 10.º lugar e a oportunidade de emocionar na Taça de França é boa. A última vez que o clube de Sarthe foi mais longe foi há dez anos.
Lens - PSG (domingo, 20:00)
Finalmente, o futebol francês despedir-se-á de 2024 com um excelente encontro entre o Sang et Or e os parisienses. Em 2024/25, as duas equipas defrontaram-se no Parc des Princes no dia 2 de novembro.
Os comandados de Luis Enrique venceram a equipe de Will Still pelo placar mínimo. Mas neste domingo, o Racing tentará fazer melhor, eliminando o campeão. No entanto, o clube do norte da França não vence o clube da capital há quase dois anos.
E para pôr fim a essa série, o Lens poderá contar com o seu treinador, que muitas vezes lidou bem com jogos contra o PSG.