Altos e Baixos: Macclesfield domina as manchetes, João Palhinha irritado com adversário

O Macclesfield foi o grande destaque do fim de semana ao conquistar uma vitória de sonho na Taça de Inglaterra
O Macclesfield foi o grande destaque do fim de semana ao conquistar uma vitória de sonho na Taça de InglaterraPhoto by DARREN STAPLES / AFP

A emoção do fim de semana está a dissipar-se aos poucos, embora as celebrações possam ainda estar a decorrer em Macclesfield após a sua vitória de sonho na Taça de Inglaterra. Raphinha e Scott McTominay também tiveram muitos motivos para festejar, enquanto noutros locais não faltaram cenas desagradáveis no relvado. Analisamos tudo na mais recente edição dos Altos e Baixos.

Alto: Macclesfield

O nome deste pequeno clube esteve na boca de milhões de adeptos durante o fim de semana. O grupo destemido liderado por John Rooney, irmão mais novo de Wayne, surpreendeu os detentores da Taça de Inglaterra, Crystal Palace, ao vencer por 2-1.

A competir no sexto escalão, o Macclesfield tornou-se a primeira equipa fora das cinco principais ligas profissionais ou semi-profissionais a eliminar os campeões em título da mais antiga competição de futebol do mundo desde a edição de 1908/09, quando... Crystal Palace derrotou o Wolverhampton na 1.ª ronda.

Baixo: Kevin Behrens

Para Kevin Behrens, o particular do Lugano frente ao Viktoria Plzen esteve longe de ser um simples jogo de preparação. Na segunda parte, o avançado perdeu a cabeça e agrediu o seu próprio colega de ataque.

Georgios Koutsias, apanhado de surpresa, foi primeiro derrubado e depois insultado:  "Cala-te, miúdo irritante", terá gritado o antigo jogador do Wolfsburgo.

Outros jogadores intervieram rapidamente para evitar que a situação piorasse, e Behrens foi substituído pouco depois. O Lugano reagiu ao incidente com um comunicado oficial, prometendo investigar e ponderar medidas disciplinares.

Alto: Younes Ebnoutalib

As carreiras no futebol podem mudar num abrir e fechar de olhos, como Younes Ebnoutalib descobriu na sexta-feira. O avançado de 22 anos começou a época 2024/25 na sexta divisão alemã com o Giessen. Após um ano de sucesso no segundo escalão ao serviço do Elversberg, garantiu uma transferência de oito milhões de euros para o clube da sua cidade natal, o Eintracht Frankfurt.

Só isso já era um feito notável, mas Ebnoutalib foi mais longe. Entrou no onze inicial frente ao Dortmund e estreou-se a marcar, contribuindo para um emocionante empate 3-3.

Baixo: Ricardo Pepi

Para o avançado do PSV, Ricardo Pepi, o jogo frente ao Excelsior foi agridoce, com o sabor amargo a prevalecer. O norte-americano marcou o segundo golo da sua equipa aos 23 minutos, mas caiu mal e fraturou o antebraço. A lesão vai afastá-lo dos relvados durante pelo menos dois meses.

Há poucos dias, o PSV recusou uma proposta de 25 milhões de euros do Fulham por Pepi, esperando conseguir mais. Agora, o clube de Eindhoven terá de procurar um substituto. A boa notícia é que o avançado deverá recuperar a tempo do Mundial.

Alto: Antoine Semenyo

Pep Guardiola não repetiu o erro de Oliver Glasner pelo Crystal Palace e apostou num onze forte para o duelo da Taça de Inglaterra frente ao Exeter City, adversário de uma divisão inferior.

Entre os titulares esteve o protagonista da mais recente novela de transferências, Antoine Semenyo. O avançado, recém-chegado do Bournemouth, precisou de menos de uma hora para somar uma assistência e marcar o seu primeiro golo com a camisola do City na estreia.

O City venceu por 10-1, e o jogador nascido em Londres tornou-se o primeiro a marcar e assistir no seu jogo de estreia pelo Manchester City desde Sergio Aguero frente ao Swansea em agosto de 2011.

Baixo: Joao Palhinha e Lass Kourouma

O período entre o Natal e o Ano Novo costuma ser uma altura para acalmar os ânimos e começar o ano com mais tranquilidade. Mas João Palhinha e Lass Kourouma claramente não aproveitaram essa oportunidade...

O médio dos Spurs foi provocado pela celebração de Morgan Rogers após a vitória do Aston Villa na Taça de Inglaterra e agarrou o avançado, desencadeando uma confusão maior.

Já em Espanha, o médio do Girona, Kourouma, que tinha acabado de entrar frente ao Osasuna, agrediu Aimar Oroz, que estava caído no relvado, provocando uma confusão generalizada.

O cartão vermelho vai dar-lhe tempo extra para refletir, embora ultimamente não tenha tido muitas oportunidades para jogar. O treinador Michel, por sua vez, mostrou elegância ao pedir desculpa a Aimar Oroz comportamento do seu jogador.

Alto: Robin Roefs

O feito do Macclesfield dominou as manchetes, mas o fim de semana da Taça de Inglaterra produziu outros heróis. Um deles foi Robin Roefs.

Apesar de James Garner ter batido o guarda-redes do Sunderland de penálti já perto do fim, Roefs vestiu a capa de herói no desempate e defendeu os três remates da equipa adversária – incluindo o de Garner – ajudando a sua equipa a seguir para a próxima ronda.

Baixo: Wolfsburgo

O Wolfsburg começou o novo ano com uma derrota pesada frente ao Bayern Munique. Kamil Grabara fez tudo o que pôde, mas ainda assim foi buscar a bola ao fundo das redes oito vezes, com o resultado de 8-1 a marcar a maior derrota de sempre do Wolfsburgo na Bundesliga. Para piorar, nos últimos três jogos, os defesas do Wolfsburgo marcaram quatro autogolos.

A única consolação curiosa para a equipa de Daniel Bauer é que o Wolfsburgo marcou nas últimas nove partidas da Bundesliga – a sua maior sequência de jogos a marcar na competição desde uma série de 12 encontros entre 2.ª de novembro de 2024 e 2.ª de fevereiro de 2025.

O Bayern arrasou o Wolfsburg no domingo
O Bayern arrasou o Wolfsburg no domingoFlashscore

Alto: Scott McTominay e Raphinha

Estes dois protagonistas bisaram e proporcionaram noites memoráveis aos seus adeptos. O incansável brasileiro marcou o primeiro e o terceiro – este decisivo – frente ao Real Madrid, ajudando o Barcelona a conquistar o seu primeiro troféu do ano: a Supertaça de Espanha.

Scott McTominay, por sua vez, marcou dois golos para travar o Inter e garantir à sua equipa um ponto precioso em Milão, mantendo a luta pelo título da Serie A em aberto e dando ao Nápoles esperança de defender o título. O Inter tornou-se a primeira equipa contra a qual o médio escocês marcou em três jogos distintos da Serie A.