Análise: Cinco surpresas da Taça de Inglaterra que antecederam a vitória do Macclesfield

Peter Winn festeja a vitória do Stevenage sobre o Newcastle em 2011
Peter Winn festeja a vitória do Stevenage sobre o Newcastle em 2011MICHAEL REGAN / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

O Macclesfield, equipa fora das ligas profissionais, protagonizou uma das maiores surpresas de sempre da Taça de Inglaterra, ao vencer por 2-1 o detentor do troféu, Crystal Palace, na terceira ronda, este sábado.

A AFP Sport recorda outros cinco choques marcantes na história desta competição icónica.

Hereford 2-1 Newcastle, 1972

O Hereford, da Southern League, conseguiu um empate 2-2 em St James' Park e, depois desse resultado surpreendente, garantiu um triunfo impressionante no jogo de repetição da terceira ronda, que permanece como uma das maiores surpresas da Taça de Inglaterra.

Ronnie Radford empatou para o Hereford com um remate de longa distância, levando o jogo para prolongamento, e Ricky George marcou o golo da vitória, com os adeptos a invadirem o relvado enlameado para festejar a eliminação do gigante.

Sutton 2-1 Coventry, 1989

O Coventry deslocou-se ao subúrbio de Surrey, apenas 18 meses depois de conquistar a Taça de Inglaterra, em 1987, e atravessava um bom momento na principal divisão.

No entanto, os Sky Blues foram surpreendidos pelo Sutton, equipa fora das ligas profissionais, numa inesperada eliminação na terceira ronda.

Tony Rains e Matthew Hanlan foram os heróis dos golos para uma equipa orientada pelo professor de inglês Barrie Williams.

Wrexham 2-1 Arsenal, 1992

O Arsenal era o campeão inglês em título, enquanto o Wrexham ocupava o último lugar do quarto escalão. Os galeses, claramente desfavorecidos, superaram essa diferença com uma vitória notável sobre a equipa de George Graham.

O Arsenal adiantou-se no marcador no Racecourse Ground, por intermédio de Alan Smith, no duelo da terceira ronda, mas, a dez minutos do fim, Mickey Thomas, de 37 anos, marcou de livre direto a cerca de 20 metros para empatar.

Steve Watkin assinou o golo da vitória já perto do final, garantindo o resultado mais célebre da história do Wrexham.

Stevenage 3-1 Newcastle, 2011

O Newcastle tornou-se apenas a quarta equipa do principal escalão, desde a criação da Premier League, a ser derrotada por um adversário do quarto escalão, durante a época de estreia do Stevenage na Football League.

Stacy Long e Michael Bostwick marcaram para o Stevenage, deixando a equipa de Alan Pardew em apuros neste encontro da terceira ronda.

A expulsão de Cheick Tiote complicou ainda mais a tarefa do Newcastle e, apesar de Joey Barton ter reduzido a desvantagem, Peter Winn confirmou o momento de ouro do Stevenage já nos descontos.

Plymouth 1-0 Liverpool, 2025

O Plymouth, que ocupava o último lugar do Championship na altura, aproveitou a decisão de Arne Slot de apresentar uma equipa enfraquecida e venceu por 1-0 o clube que, meses depois, conquistaria a Premier League.

O penálti convertido por Ryan Hardie na segunda parte deixou o Liverpool atónito, enquanto o Plymouth, que viria a descer de divisão no final da época, avançou para a quinta ronda.

Foi apenas a quarta vez que a equipa que liderava a Premier League no início do dia foi eliminada por um adversário fora do principal escalão.