Arsenal e City mudam foco para a Taça de Inglaterra, Macclesfield procura mais uma surpresa

Pep Guardiola, treinador do Manchester City
Pep Guardiola, treinador do Manchester CityAction Images via Reuters / Jason Cairnduff

Arsenal e Manchester City fazem uma pausa na luta pelo topo da Premier League para tentarem manter-se na rota de um inédito quadruplo este fim de semana, enquanto Wigan e Salford procuram protagonizar choques monumentais na Taça de Inglaterra.

Aston Villa e Newcastle querem pôr fim a uma espera de sete décadas por glória na Taça de Inglaterra, quando se defrontarem no duelo mais aguardado da ronda.

O Macclesfield, do sexto escalão, protagonizou talvez a maior surpresa de sempre na história da competição, ao eliminar o detentor do troféu, o Crystal Palace, na última ronda, e tem agora outra equipa da Premier League na mira, o Brentford.

Arsenal e City na rota de um inédito quadruplo

O City já igualou há três anos a melhor época da história do futebol inglês, ao juntar-se à equipa do Manchester United de 1998/99, conquistando a Liga dos Campeões, a Premier League e a Taça de Inglaterra na mesma temporada.

No entanto, nenhuma equipa conseguiu ainda vencer esses três troféus e ainda a Taça da Liga.

Arsenal e City vão defrontar-se pela primeira taça da época, no próximo mês, e o inédito quadruplo continua ao alcance de ambos os clubes.

Os Gunners têm uma vantagem de quatro pontos sobre a equipa de Pep Guardiola no topo da Premier League, mas o City terá o fator casa quando as equipas se encontrarem em abril.

Ambos também garantiram o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Seria uma enorme surpresa se não estivessem no sorteio da quinta ronda, na segunda-feira.

Os Gunners recebem o Wigan, vencedor da Taça de Inglaterra em 2013, que atualmente ocupa a zona de despromoção da League One.

O Salford, do quarto escalão e co-propriedade das lendas do United, David Beckham e Gary Neville, desloca-se ao Etihad com esperança de evitar nova goleada, depois do 8-0 sofrido frente ao City na época passada.

Conseguirá o Villa acabar com o jejum de títulos?

O Aston Villa é a melhor equipa fora do duo da frente da Premier League, mas com o título já distante, os comandados de Unai Emery querem pôr fim a uma espera de 30 anos por um troféu de relevo.

O último triunfo do Aston Villa na Taça de Inglaterra remonta a 1957, dois anos depois da última conquista do Newcastle.

Os Magpies terminaram um jejum de 70 anos sem títulos nacionais ao vencerem a Taça da Liga na época passada.

Ocupando o 10.º lugar na Premier League, a equipa de Eddie Howe pode precisar de um triunfo na Taça de Inglaterra para salvar uma época que tem sido desapontante.

No entanto, o Newcastle tem sentido muitas dificuldades fora de casa esta temporada e deverá estar privado do capitão influente Bruno Guimarães devido a uma lesão muscular.

Macclesfield procura outro milagre

Os 117 lugares que separavam o Macclesfield, da National League North, do Crystal Palace, representaram a maior diferença alguma vez superada por um outsider na história da Taça de Inglaterra.

Mas podem bater o próprio recorde na segunda-feira, quando o Brentford, atualmente sétimo classificado da Premier League, visitar o Moss Rose.

"Entrámos no jogo com o Crystal Palace a pensar que seria preciso um milagre, mas nesse dia os rapazes estiveram excecionais e foram justíssimos vencedores", afirmou o treinador do Macclesfield, John Rooney, irmão do antigo capitão da seleção inglesa e do Manchester United, Wayne Rooney.

"Agora haverá muito mais atenção sobre nós, à espera de nova surpresa, mas isso é um reconhecimento para o clube, para os jogadores, para a equipa técnica, para todos os que tornaram esse dia possível", acrescentou.

Acompanhe a Taça de Inglaterra no Flashscore