As imagens não são para os fracos de coração. O guarda-redes do Millwall, Liam Roberts, chocou contra Jean-Philippe Mateta com toda a força com um pontapé de kung-fu, apanhando o avançado do Crystal Palace na lateral da cabeça com as suas botas.
Mateta ficou imóvel e os seus companheiros de equipa e treinadores acorreram imediatamente ao atacante. Após minutos de tratamento, incluindo respiração artificial, o antigo profissional da Bundesliga foi retirado do relvado e levado para o hospital.
Recorde o Crystal Palace - Millwall
O dirigente do clube de Mateta, Steve Parish, ficou furioso.
"Foi a placagem mais imprudente que já vi num campo de futebol", disse o técnico britânico à BBC, e foi mais longe: "Acho que este rapaz devia questionar-se, porque está a pôr em risco um colega de profissão, talvez até a sua vida, com uma agressão destas".
Felizmente, não foi tão longe. No entanto, um cenário muito pior teria sido possível se Roberts, do Millwall, tivesse atingido o seu adversário apenas alguns centímetros mais à direita. Mateta pôde deixar o hospital no sábado à noite e um especialista do St George's Hospital suturou a laceração na orelha esquerda com 25 pontos.
Mateta agradecido pelas notícias
"A orelha dele está horrível", disse o treinador de Mateta, Oliver Glasner, após a partida da Taça de Inglaterra. No entanto, o comunicado das Águias dizia que o goleador estava bem e que todos os exames realizados eram normais. O próprio Mateta tinha dado o sinal verde poucas horas depois do jogo, à tarde.
"Muito obrigado por todas as boas notícias. Estou bem. Espero estar de volta muito em breve. E mais forte do que nunca", escreveu o jogador de 27 anos, que jogou pelo Mainz, na Bundesliga, entre 2018 e 2021.
Parish chegou mesmo a fazer comparações com o famoso confronto entre o antigo guarda-redes da Alemanha, Toni Schumacher e Patrick Battiston, no Campeonato do Mundo de 1982. Há 43 anos, Schumacher tinha saltado imprudentemente com a anca para a cara do francês e o avançado foi levado para fora do campo inconsciente. Na altura, Schumacher nem sequer recebeu um cartão amarelo. Roberts recebeu inicialmente, mas depois de ver as imagens do VAR, o guarda-redes foi expulso com um cartão vermelho.
Alguns dos notórios adeptos do Millwall também causaram perplexidade.
Os adeptos visitantes gritaram 'Deixem-no morrer' enquanto Mateta era tratado. De acordo com a BBC, a Federação Inglesa de Futebol condenou os cânticos, mas também afirmou que não eram contra as regras.
Após o choque inicial, o Crystal Palace venceu o duelo da cidade londrina nos oitavos de final da Taça de Inglaterra por 3-1.