Equipa da Semana: Olise e Semenyo em grande, dois jogadores da Liga Portugal em destaque

Michael Olise brilhou com nota perfeita de 10 pelo Bayern Munique
Michael Olise brilhou com nota perfeita de 10 pelo Bayern MuniqueALEXANDRA BEIER / AFP

A Premier League e a Ligue 1 fizeram uma pausa no fim de semana, para dar lugar às eliminatórias das Taças de Inglaterra e França, por isso incluímos essas competições na escolha da nossa primeira Equipa Global da Semana de 2026. Mas quem conseguiu entrar na lista desta vez?

Como habitual, selecionámos o nosso onze com base no sistema de avaliação de jogadores do Flashscore.

Descubra abaixo a nossa mais recente Equipa da Semana, escolhida entre as melhores ligas e taças do mundo.

A nossa mais recente Equipa da Semana
A nossa mais recente Equipa da SemanaFlashscore

Guarda-redes

Aaron Ramsdale (Newcastle) 8.4

O fim de semana trouxe grandes histórias na terceira ronda da Taça de Inglaterra, e um dos melhores jogos foi o empate 3-3 do Newcastle frente ao Bournemouth, com os Magpies a seguirem em frente após vencerem por 7-6 nas grandes penalidades.

Ao defender 10 remates, incluindo três penáltis do Bournemouth que garantiram o triunfo, o guarda-redes inglês Aaron Ramsdale merece claramente o destaque como melhor guarda-redes da semana.

Defesas

Rico Lewis (Manchester City) 9.2

Continuando na Taça de Inglaterra, o Manchester City, finalista vencido do ano passado, fez questão de mostrar serviço no sábado, ao golear o Exeter City, da League One, por 10-1.

O polivalente lateral Rico Lewis destacou-se ao apontar dois golos e uma assistência numa exibição quase perfeita, liderando o jogo em toques e remates, além de apresentar uma taxa de passes completos de 93%.

Maracás (Moreirense) 8.9

Um dos defesas mais bem avaliados a nível mundial este fim de semana foi o brasileiro Maracás, do Moreirense. O jogador de 31 anos marcou o golo decisivo na vitória por 1-0 frente ao Tondela, garantindo três pontos importantes.

Além do golo, Maracás liderou o encontro em passes certos, toques e duelos, numa exibição completa.

Luca Netz (Borussia Monchengladbach) 8.7

Na Bundesliga, o Borussia Monchengladbach afastou-se ainda mais da zona perigosa ao vencer o Augsburg por 4-0. O lateral de 22 anos, Luca Netz, esteve em destaque ao assistir dois golos pelo flanco esquerdo.

Netz brilhou no ataque do Gladbach, mas também esteve seguro defensivamente, somando sete alívios, nove duelos no solo e um desarme bem-sucedido.

Luca Netz foi uma ameaça pelo lado esquerdo do Gladbach
Luca Netz foi uma ameaça pelo lado esquerdo do GladbachOpta by StatsPerform / Photo by LARS BARON / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

Médios

Michael Olise (Bayern Munich) 10

O Bayern Munich arrasou o Wolfsburgo na Bundesliga, no domingo à noite, ao vencer por 8-1. Mais uma vez, o internacional francês Michael Olise foi fundamental, ao marcar dois golos e fazer uma assistência.

Olise já soma nove participações diretas em golos na liga esta época e apresenta uma média de avaliação de 8.0, superada apenas por Harry Kane entre os jogadores que participaram em mais de três jogos na Bundesliga. A manter este ritmo, está a caminho de uma época espetacular.

Michael Olise esteve imparável frente ao Wolfsburgo
Michael Olise esteve imparável frente ao WolfsburgoOpta by StatsPerform / FC Bayern

Jacob Bruun Larsen (Burnley) 9.1

O Burnley atravessa dificuldades na Premier League, mas deu uma alegria aos seus adeptos no sábado, ao golear o Millwall, do Championship, por 5-1 na Taça de Inglaterra.

O médio dinamarquês Jacob Bruun Larsen liderou o encontro em avaliações, ao assistir dois dos cinco golos do Burnley e somar 20 passes na zona ofensiva.

Valentin Barco (Estrasburgo) 9.4

O Estrasburgo, da Ligue 1, fez sensação nos 16 avos de final da Taça de França, ao golear o Avranches, da quarta divisão, por 0-6. A segurar o meio-campo da equipa alsaciana esteve o argentino Valentin Barco, que contribuiu com duas assistências.

O jovem de 21 anos era apontado como promessa no Boca Juniors antes de se transferir para o Brighton em 2024. Agora no Estrasburgo, começa a afirmar-se como jogador de grande nível. Não será surpresa vê-lo um dia na Premier League.

Antoine Semenyo (Manchester City) 9.3

Na sexta-feira passada, Antoine Semenyo pôs fim à primeira grande novela de transferências do inverno, ao juntar-se ao Manchester City, oriundo do Bournemouth, por cerca de 72 milhões de euros. Apenas um dia depois, estreou-se pelo novo clube frente ao Exeter City, marcando e assistindo na vitória por 10-1.

Não há estreia melhor do que esta, e Semenyo facilitou-nos a escolha ao receber uma avaliação de 9.3. Que reforço pode ser o internacional ganês.

Avançados

Chuchu Ramírez (Nacional) 9.5

O domingo trouxe um grande espetáculo à ilha da Madeira, com o Nacional a receber o Santa Clara, dos Açores, partilhando pontos num emocionante empate (3-3). Todos os golos do Nacional foram apontados pelo venezuelano Chuchu Ramírez.

O avançado soma agora 12 golos em 17 jogos na Liga Portugal esta época, ocupando o quarto lugar na tabela de melhores marcadores.

Joaquin Panichelli (Estrasburgo) 9.9

O outro jogador do Estrasburgo a integrar o nosso onze é também argentino – o avançado Joaquin Panichelli, que marcou um golo e assistiu dois dos seis golos da equipa frente ao Avranches, ficando muito perto da nota máxima.

O jogador de 23 anos, que chegou ao clube no verão, oriundo do Alavés, tem estado em excelente forma esta época. Já soma 10 golos na atual temporada da Ligue 1 e pode até estar a caminho da convocatória da Argentina para o Mundial.

Jorgen Strand Larsen (Wolverhampton) 10

Fechamos com mais um destaque da Taça de Inglaterra: o avançado norueguês Jorgen Strand Larsen, do Wolverhampton, juntou-se ao grupo de heróis do hat-trick ao marcar três golos na vitória por 6-1 frente ao Shrewsbury Town, da League Two, recebendo a nota máxima.

Larsen somou ainda uma assistência aos seus três golos e liderou o encontro em remates, xG e toques na área adversária, numa exibição que deu ânimo ao jogador e ao clube. Curiosamente, Larsen só marcou uma vez na liga esta época. Será este o ponto de viragem?