Mais

Taça de Inglaterra: Aston Villa vence Preston (0-3) e está nas meias-finais

Marcus Rashford bisou no triunfo do Aston Villa
Marcus Rashford bisou no triunfo do Aston VillaMark Fletcher, MI News & Sport / Alamy / Profimedia
O Aston Villa garantiu o seu lugar nas meias-finais da Taça de Inglaterra, com uma vitória confortável por 0-3 sobre o Preston North End, cuja série invicta de 15 jogos em casa em todas as competições chegou ao fim com esta derrota em Deepdale.

Preston 0-3 Aston Villa

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A alegria na mais prestigiada competição de taças de Inglaterra tem sido difícil de alcançar para o Aston Villa nos últimos anos, que jogou o seu primeiro jogo dos oitavos de final desde a campanha de 2014/15, quando foi derrotado pelo Arsenal na final.

A magnitude deste jogo era sem dúvida ainda maior para o Preston, cuja última participação nos quartos de final da Taça de Inglaterra tinha ocorrido há 59 anos. Os Villans tiveram a primeira oportunidade do jogo, quando Ezri Konsa saltou mal para corresponder a um cruzamento de Marco Asensio com o pé esquerdo. 

A equipa de Unai Emery tentou então a sua sorte com dois lances de bola parada de Lucas Digne, que foram desviados por cima e por fora, respetivamente, antes de o Preston tentar aproveitar o seu momento. Emiliano Martínez desviou o cruzamento inicial de Robbie Brady para Mads Frøkjær-Jensen, que cabeceou a bola para Stefán Teitur Þórðarson, que cabeceou à queima-roupa.

A primeira parte foi bastante morna do ponto de vista do Aston Villa, como ficou demonstrado quando Konza manipulou o seu corpo para uma posição desconfortável e cabeceou por cima o canto de Rashford

Rashford esteve envolvido no centro da ação após o recomeço, no final de um rápido intervalo, com uma oportunidade criada pela persistência de Morgan Rogers. O jogador emprestado pelo Manchester United fez o passe para o avançado, que não conseguiu passar pelo imponente guarda-redes dos Lilywhites, David Cornell.

No entanto, Rashford fez a diferença para os comandados de Unai Emery aos 58 minutos, quando aplicou um renate certeiro de primeira com o pé direito após cruzamento de Digne. De repente, a pressão tinha-se dissipado e foi Rashford que voltou a marcar cinco minutos depois, de grande penalidade. Andrew Hughes foi penalizado por pisar o pé de Rogers na área, e o número nove do Villa cobrou com confiança, mandando Cornell para o lado contrário.

Rashford tentou fazer uma assistência para o seu bis, apanhando a defesa do Preston desprevenida com um passe para Rogers, que foi defendido por Cornell. No entanto, não demorou muito para os homens de Emery aumentarem a contagem, com Jacob Ramsey a fazer o terceiro golo com uma excelente jogada individual, rematando para o fundo da baliza.

O resultado convincente foi um pouco duro para os comandados de Paul Heckingbottom, que devem estar muito confiantes com a atuação no primeiro tempo. Este resultado dá continuidade ao péssimo registo do clube contra adversários da primeira divisão na Taça de Inglaterra, sendo esta a 19.ª derrota em 20 jogos contra equipas da divisão mais alta de Inglaterra.

Por outro lado, o Aston Villa acredita que pode pôr fim a um jejum de 19 anos de títulos importantes após a quinta vitória consecutiva em todas as competições sem sofrer golos.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore