Mais

Taça de Itália: Empoli faz história e elimina Juventus nos penáltis (1-1, 2-4 g.p)

A alegria dos jogadores do Empoli
A alegria dos jogadores do EmpoliVALERIO PENNICINO/GETTY IMAGES EUROPE/Getty Images via AFP
Depois de um empate no tempo regulamentar, os penáltis falhados por Vlahovic e Yildiz condenaram os Bianconeri à eliminação. Os toscanos estão na meia-final da Taça de Itália pela primeira vez na história.

Recorde as incidências do encontro

A Juventus e o Empoli empataram 1-1 no final dos 90 minutos e, nos penáltis, foram os toscanos que levaram a melhor, juntando-se assim ao Bolonha nas meias-finais. 

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Tal como no campeonato, foi o Empoli que desbloqueou o jogo no Estádio Allianz. Depois de um início equilibrado e com poucas emoções, foi Youssef Maleh que fez a alegria dos toscanos, surpreendendo Mattia Perin da entrada da área com o pé direito.

Com um Empoli em campo com segundas linhas e jovens promessas (dois 2006, um 2005 e um 2004), a Juventus, para além do frisson inicial causado por Nico Gonzalez, não arriscou muito.

Os rapazes de Thiago Motta, confusos, imprecisos e pouco fluidos, tiveram mesmo de agradecer a Ismael Konate por ter permanecido no jogo ao intervalo, com o avançado da equipa da casa a desperdiçar duas boas oportunidades.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaFlashscore

Thuram para enrugar os olhos

A segunda parte começou com a Juventus imediatamente a pressionar, mas havia pouca ligação entre os jogadores bianconeri. Dusan Vlahovic tentou a sua sorte com um livre de longe, depois Thiago Motta decidiu ser ousado e lançou Kenan Yildiz, mas um erro de Andrea Cambiaso quase custou caro aos Bianconeri: Mattia Perin desviou para canto o remate à queima-roupa de Junior Sambia.

O jogo continuava aberto a qualquer resultado e assim, aos 66 minutos, a Juventus encontrou o empate de forma repentina e surpreendente: Khephren Thuram recebeu a bola na área e inventou o golo com o um toque de calcanhar para fazer o 1-1.

O empate galvanizou a equipa de Thiago Motta, que, com entusiasmo e graças ao seu esquema hiper-ofensivo, esmagou o Empoli no seu próprio campo.

Mas com o passar dos minutos o resultado não se alterou, apesar de algumas tentativas frenéticas dos bianconeri (Dusan Vlahovic novamente em três ocasiões), mais nervosas do que ponderadas, e também uma rara mas não trivial investida ofensiva do Empoli por Sebastiano Esposito que não deram em nada e levaram a eliminatória para as grandes penalidades.

Vlahovic e Yildiz falham

O desempate por grandes penalidades começou o desperdício de Dusan Vlahovic e com os golos de Liam Henderson, Randal Kolo Muani, Christian Kouame, Manuel Locatelli e Liberato Cacace. Depois Kenan Yildiz também falhou e assim Marianucci fechou as contas, levando a sua equipa para as meias-finais pela primeira vez na história.