Mais

Vincenzo Italiano recebeu o Nettuno d'Oro em Bolonha: "É uma honra"

Vincenzo Italiano, treinador do Bolonha
Vincenzo Italiano, treinador do BolonhaGabriele Maltinti / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
Vincenzo Italiano recebe o Nettuno d'Oro (Neptuno de Ouro) por ter conduzido o Bolonha à vitória na Taça de Itália, agradecendo à cidade, ao clube e aos adeptos: "É uma honra dar emoções a estas pessoas". O Presidente da Câmara, Matteo Lepore, também discursou e deixou elogios: "Ele encarnava o espírito do Bolonha, agora é um de nós, para além do seu futuro profissional."

"Agradeço a todos, ao presidente da câmara, ao conselho municipal, mas também ao presidente Saputo, aos dirigentes, à direção, ao pessoal, à equipa e a todos os que trabalham em Casteldebole. Agradeço aos adeptos e ao povo, a Taça de Itália é de todos, porque todos demos um pouco de nós para a ganhar. É uma honra receber o Nettuno d'Oro, que no passado foi atribuído a vencedores do Prémio Nobel, cantores, poetas. É uma honra ter dado emoções e alegria a tantas pessoas, é para isso que vivemos", afirmou o treinador do Bolonha, Vincenzo Italiano, agradecendo ao presidente da Câmara, à cidade, ao clube e ao ambiente, depois de Matteo Lepore ter entregue o Nettuno d'Oro, esta tarde, em Casteldebole.

"Coroámos um percurso de crescimento. O início da época foi complexo, mas estivemos sempre a crescer, a melhorar, a colher os frutos do nosso trabalho. Foi um ano fantástico, todos sabem o quanto me senti bem com todos os membros do mundo de Bolonha durante a época e numa cidade que me fez sentir bem-vindo", acrescentou.

Matteo Lepore: "És um de nós"

O Presidente da Câmara de Bolonha, Matteo Lepore, entregou o Nettuno d'Oro, um mérito cívico que premeia aqueles que se distinguiram por honrar a cidade num determinado domínio, ao treinador do Bolonha, Vincenzo Italiano. O treinador honrou a cidade ao levar a equipa vermelha e azul à conquista da Taça de Itália. A entrega teve lugar esta tarde em Casteldebole, no centro desportivo Niccolò Galli de Bolonha.

"Era habitual entregá-la apenas aos nascidos em Bolonha, mas alargámos o conceito, também para transmitir a abertura e o sentido de acolhimento que caracterizam a nossa cidade. O discurso proferido pelo treinador perante o Presidente da República Mattarella antes do jogo deixou claro como ele mergulhou e compreendeu a nossa realidade, transmitindo aquele sentido de comunidade em que Bolonha se baseia: um sentido de comunidade que a equipa tocará com as próprias mãos no domingo, no desfile comemorativo pelas ruas da cidade, um sentido de comunidade demonstrado pelo facto de Roma, para a final, ter sido uma cidade inteira a mover-se, enquanto os adeptos do AC Milan vieram de realidades diferentes. Neste sentido, os italianos fizeram triunfar toda a Bolonha", afirmou.

Lepore abordou depois a questão da prorrogação do contrato de Vincenzo Italiano, um jogo contínuo entre o treinador e a direção: "Não gostaria de ter dado o Neptuno de Ouro... Se calhar, não preciso de dizer isto. Digamos apenas que o Bolonha é como uma segunda pele, uma camisola que se agarra a nós. Nesse sentido, serás sempre um de nós, independentemente das tuas futuras escolhas profissionais".