A revolução e o futebol: Os primeiros jogos no pós-25 de Abril

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A revolução e o futebol: Os primeiros jogos no pós-25 de Abril
O futebol e a revolução
O futebol e a revolução
LUSA
Assinala-se, esta terça-feira, o 49.º aniversário da revolução que libertou Portugal de 48 anos da ditadura imposta por António Oliveira de Salazar. A 25 de abril de 1974, as forças armadas depuseram o governo de Marcelo Caetano e deram início a um novo período democrático no país. O futebol era parte integrante da sociedade e dois dias depois realizaram-se os primeiros jogos.

É uma das datas-referência da democracia portuguesa. O 25 de abril de 1974 cumpre, esta terça-feira, o 49.º aniversário e tal como então se há coisa que não mudou foi o fervor com que os portugueses vivem o desporto, em particular o futebol.

Horas antes da revolução, que aconteceu a uma quarta-feira, o Sporting estava na Alemanha a disputar a segunda mão das meias-finais da Taça das Taças, com o Magdeburgo. Depois do empate em Alvalade (1-1), os leões perderam fora (1-2), com o emblema que viria a conquistar a prova, duas semanas mais tarde diante do AC Milan.

Em Portugal, o futebol regressou no fim-de-semana, com a disputa dos oitavos de final da Taça de Portugal. A 27 de abril, com o fervor da revolução ainda bem presente, disputaram-se dois jogos dos oitavos de final da prova rainha. Atlético CP e Farense empataram a uma bola, na Tapadinha e, no Bessa, o Boavista recebeu e venceu o Famalicão (5-1), numa partida em que já se fez sentir os efeitos da mudança.

Antes do apito inicial, João Mexia Alves, presidente da equipa da casa, leu um comunicado para agradecer às Forças Armadas a realização da partida – existiram alguns problemas relacionados com o policiamento, pela situação que se vivia, contudo, a Junta de Salvação Nacional enviou um destacamento da GNR para manter a calma, sendo que não existem relatos de quaisquer distúrbios.

49 anos depois, volta a ser a Taça de Portugal a surgir no 25 de abril. No dia em que se assinala o aniversário, o SC Braga poderá carimbar a presença na final, diante do Nacional, sendo que um dia depois, o FC Porto entra em campo para discutir a primeira mão das meias-finais, frente ao Famalicão.