Fábio Veríssimo arbitra pela primeira vez final da Taça de Portugal

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fábio Veríssimo arbitra pela primeira vez final da Taça de Portugal

Atualizado
Fábio Veríssimo arbitra pela primeira vez final da Taça de Portugal
Fábio Veríssimo arbitra pela primeira vez final da Taça de PortugalLUSA
Fábio Veríssimo vai arbitrar pela primeira vez a final da Taça de Portugal, no domingo, no embate que opõe FC Porto, vencedor das duas últimas edições, ao Sporting, campeão nacional, anunciou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Acompanhe aqui as incidências do encontro

Este vai ser o sétimo jogo entre equipas grandes de Veríssimo, que, na final da 84.ª edição da Taça de Portugal, marcada para domingo, às 17:15, no Estádio Nacional, em Oeiras, vai ser coadjuvado pelos árbitros assistentes Pedro Martins e Hugo Marques. João Pinheiro vai estar no videoárbitro, com o auxilio de Fábio Melo e Luciano Maia, enquanto André Narciso vai ser o quarto árbitro.

O árbitro da associação de Leiria, de 41 anos e internacional desde 2015, vai dirigir pela segunda vez um clássico entre dragões e leões, depois de ter estado na vitória dos azuis e brancos, por 2-1, no campeonato de 2018/19.

No clássico da última jornada de 2018/19, no qual a vitória do FC Porto foi insuficiente para revalidar o título de campeão – arrecadado pelo Benfica, de Bruno Lage –, com golos dos dragões Danilo e Héctor Herrera, anulando a vantagem alcançada pelo leão Luiz Phellype.

Os dois rivais terminaram o jogo com 10 jogadores, fruto das expulsões de Borja, do lado lisboeta, aos 19 minutos, e de Jesus Corona, dos portuenses, aos 90.

Além deste jogo, Veríssimo dirigiu ainda a vitória do Sporting no dérbi frente ao Benfica, na primeira mão das meias-finais da Taça, em que os comandados de Rúben Amorim se adiantaram por Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres, aos nove e 54 minutos, tendo o Benfica reduzido, por Aursnes, aos 68, antes anular um golo de Di María.

O Benfica venceu os outros dois dérbis arbitrados por Veríssimo, por 2-0, no recinto dos leões, na edição 2021/22 da Liga Portugal, com golos de Darwin Nuñez e Gil Dias, e por 2-1, em casa das águias, na última jornada no campeonato de 2019/20, retirando o pódio aos verde e brancos, com tentos de Seferovic e Carlos Vinícius, para os encarnados, e de Sporar, para os leões.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Dos seus clássicos entre FC Porto e Benfica saldou-se um triunfo para cada um dos rivais.

O mais recente foi o triunfo por 3-0 dos dragões, graças a dois golos de Evanilson e um de Vitinha, ainda na primeira hora do jogo nos oitavos de final da Taça de 2021/22, que os anfitriões azuis e brancos viriam a conquistar frente ao Tondela (3-1).

A estreia em clássicos remonta a 07 de outubro de 2018, quando dirigiu a vitória do Benfica na receção ao FC Porto, para o campeonato, por 1-0, selado com um golo de Seferovic.

O FC Porto procura a sua 20.ª Taça de Portugal, a terceira seguida e o único título da presente temporada, frente ao Sporting, que aspira à sua sétima dobradinha com o 18.º troféu na prova rainha.