Mais

Taça de Portugal feminina: Bomba de Lúcia Alves resolve dérbi e carrega Benfica para as meias

Atualizado
Lúcia Alves anotou um grande golo aos 83 minutos
Lúcia Alves anotou um grande golo aos 83 minutosLUSA
Um belo remate de Lúcia Alves à entrada da área resolveu o dérbi entre Benfica e Sporting, nos quartos de final da Taça de Portugal, numa partida que foi uma ode ao futebol feminino, disputada num bem composto Estádio da Luz. As leoas até estiveram na frente por duas vezes, com um bis de Telma Encarnação, mas abriram a porta à recuperação encarnada, que se tornou reviravolta com o pontapé da internacional portuguesa.

Recorde aqui as incidências do encontro

A Luz abriu as portas para receber este belíssimo jogo de futebol entre dois arquirrivais, com as verde e brancas à espreita de vingança depois da eliminação na Taça da Liga frente ao mesmo adversário, no início do mês. 

A chuva abençoou a partida e começou a cair logo aos primeiros instantes, algo que deve ter atrapalhado Marie Alidou, aos cinco minutos, durante a primeira boa oportunidade do encontro, mas o lance perdeu-se. A turma de Micael Sequeira apressou-se a equilibrar o duelo e aumentar os índices de competitividade, ficando por cima da partida. De tal forma que, aos 35 minutos, Telma Encarnação fez uma tabela inadvertidamente com uma adversária e, à entrada da área, mostrou espírito de matadora para aproveitar o espaço e rematar colocado.

Dérbi aqueceu por momentos
Dérbi aqueceu por momentosLUSA

Tal como o apito inicial deu início à chuva, o tentou inaugural abriu as comportas do golo. No primeiro minuto de descontos, Telma Encarnação desperdiçou o bis num um para um com Lena Pauels e, na resposta, Martín-Prieto avançou com tudo para cima da defesa e fez um grande passe para a área, com Marie Alidou a fintar uma adversária antes de rematar rasteiro para o empate.

Marie Alidou igualou a partida
Marie Alidou igualou a partidaFPF

Mas calma, que a primeira parte não ficava por aqui. A bola foi a meio-campo, rodou para o lado direito, Maiara Niehues apareceu entre linhas e fez um grande passe a isolar Telma Encarnação que, desta feita, não falhou e fez o 1-2!

Telma Encarnação bisou na partida
Telma Encarnação bisou na partidaLUSA

O intenso final do primeiro tempo serviu de aperitivo para o que ainda estava para vir. Obrigadas a correr atrás do prejuízo, as comandadas de Filipa Patão entraram com tudo à procura do empate, que poderia ter chegado logo nos primeiros instantes. No entanto, aos 60 minutos, Andreia Norton desfez-se de uma defesa com uma bela rotação no último terço antes de servir Nicole Raysla que, já dentro de área, rematou fraco, mas muito colocado para fazer o 2-2.

O empate e as mudanças dos treinadores abriram completamente a partida para uma última meia hora de muita emoção. Tudo parecia indicar que viria daí mais futebol com o prolongamento, até que, aos 83 minutos, Andreia Faria ganhou uma bola dividida de cabeça, Lúcia Alves dominou à entrada da área, na zona central, rematou forte e colocado sem hipóteses de defesa para Hannah Seabert, estreando-se a marcar esta temporada. 

Até ao final, o Sporting virou todas as setas para a baliza adversária, mas o Benfica fechou os espaços e garantiu o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal! Desta forma, as águias juntam-se ao SC Braga como primeiros semifinalistas. Na meia-final, o Benfica disputa o acesso à final com quem vencer o Valadares Gaia-Rio Ave (domingo, 14:00), enquanto as bracarenses aguardam por Torreense ou Vitória SC (domingo, 17:00).

O desaire das leoas
O desaire das leoasLUSA