Mais

Taça de Portugal feminino: SC Braga na meia-final depois de ultrapassar Damaiense nos penáltis (2-3)

SC Braga festeja golo do empate de Malu Schmidt
SC Braga festeja golo do empate de Malu SchmidtFPF
Já depois de um penálti falhado, o SC Braga recuperou de duas desvantagens para empatar no tempo regulamentar 2-2 e vencer o Damaiense no desempate por grandes penalidades (2-4), nos quartos de final da Taça de Portugal. Esta é a terceira vez consecutiva que a equipa de Lisboa cai nesta fase da prova, enquanto as bracarenses vingaram-se da eliminação na Taça da Liga frente à mesma equipa.

Recorde aqui as incidências do encontro

A turma de Miguel Santos dispòs de uma grande oportunidade logo nos primeiros instantes da partida quando, aos 10 minutos, a defesa Tiana Harris cometeu um erro e jogou a bola com a mau, achando que havia pontapé de baliza após um passe da guarda-redes. O VAR ajudou a árbitra Sílvia Domingos a descortinar o lance, originando uma grande penalidade. No entanto, Emily Dolan vestiu a capa de heroína e travou o remate de Sissi com uma enorme intervenção.

O lance motivou a equipa da casa, que dividiu bem o jogo num lance com boas oportunidades para os dois lances e, do outro lado, Patrícia Morais a brilhar com uma grande defesa de recurso. No entanto, aos 39 minutos, a internacional portuguesa voltou a travar um remate, mas não teve ajuda da defesa e Tânia Mateus chegou primeiro à recarga para inaugurar o marcador. Em tempo de descontos do primeiro tempo, Malu Schmidt rodou à entrada da área e, com alguma sorte, beneficiou de um salto da bola no relvado antes de rematar para fazer um golo de belo efeito.

A parada e resposta não se ficou por aí. Pouco depois do reatamento, aos 52 minutos, num pontapé de canto, Carolina Becker saltou mais alto ao primeiro poste e cabeceou sem hipóteses de defesa. Cinco minutos depois, Inês Matos falhou um corte dentro de grande área, Melany Fortes aproveitou para ganhar a frente e foi derrubada pela defesa. Grande penalidade assinalada e convertida por Malu Schmidt, que bisou na partida.

As oportunidades continuaram até ao final do período regulamentar, abrandando durante o prolongamento devido ao desgaste das duas formações. Seguiu-se o desempate pela marca dos 11 metros, com o SC Braga lançar a guarda-redes suplente Aline Lima, que deixou desde logo a sua marca ao defender o primeiro remate de Inês Matos, um lance que abanou desde logo a formação da casa. 

Seguiram-se remates acertados de Taty Sena, Tânia Mateus e Malu Schmidt, antes de Inês Moreira ter rematado por cima da trave. Vânia Duarte e Lidiane marcaram, antes da responsabilidade cair em cima de Sissi, que não tremeu e carimbou o passaporte do SC Braga para as meias-finais.