Recorde as incidências da partida
Seis meses depois, Pedro Gonçalves voltou a ser titular no Sporting, num onze de Rui Borges com mais três alterações, uma vez que Matheus Reis, St. Juste e Fresneda foram opção, em detrimento de Eduardo Quaresma, Geovany Quenda e Maxi Araújo.
Do lado do Rio Ave, Petit trocou apenas Kostoulas por Panzo mas, no aquecimento, Nelson Abbey lesionou-se, obrigando Vrousai a assumir a titularidade à última hora, com João Pedro a ser chamado ao banco de suplentes.

Vantagem madrugadora
O Rio Ave entrou ao ataque e, aos 2 minutos, Clayton testou a pontaria, num remate à figura de Rui Silva. Respondeu o Sporting, aos 7', com Matheus Reis a combinar com Pedro Gonçalves, antes do remate cruzado do brasileiro para Miszta segurar. A primeira ocasião de golo, essa, apareceu aos 9', quando Gyokeres surgiu na cara de Miszta mas rematando para enorme intervenção do guardião vilacondense.
Depois do aviso, e com Gyokeres a ganhar um canto, aos 11', Debast bateu a bola parada, Gyokeres penteou e Gonçalo Inácio cabeceou para inaugurar o marcador em Paços de Ferreira.
Aos 28 minutos Gyokeres ganhou mais um canto, também na esquerda, marcado uma vez mais por Debast, com o avançado sueco do Sporting a cabecear por cima.
Aos 32' o Rio Ave podia ter empatado, no segundo remate à baliza de Rui Silva, com Clayton a servir André Luiz para enorme intervenção do guarda-redes do Sporting, num lance anulado por fora de jogo. Aos 34', no livre que puniu falta de St. Juste, com cartão amarelo, André Luiz voltou a ter oportunidade de visar a baliza leonina, mas o remate saiu desviado. Aos 36', após um canto, João Graça rematou à figura de Rui Silva, e aos 37' novamente André Luiz, num remate de pé esquerdo que saiu ao lado.

Pote out, Gyokeres in
Para a segunda parte Petit lançou Bakoulas em vez de Aguilera, enquanto Rui Borges tirou Pedro Gonçalves para lançar Geny Catamo, com o moçambicano a rematar logo aos 47', mas a escorregar para facilitar a intervenção de Miszta.
Aos 50 minutos surgiu o golo de Gyokeres, na sequência de um cruzamento de Matheus Reis, com um primeiro corte da defesa do Rio Ave, e com a insistência de Geny Catamo a resultar numa defesa incompleta de Miszta, surgindo o avançado sueco para assinar o 0-2.
Com o segundo golo consumado, Rui Borges voltou a trocar, lançando Ricardo Esgaio no meio-campo, no lugar de Debast, aos 53 minutos. Aos 56' mexeu Petit, com Tiago Morais e Olinho nos lugares de João Novais e João Graça. Em cima da hora de jogo Trincão, em boa posição, rematou rasteiro e à figura de Miszta, antes de Tiago Morais colocar a bola na baliza de Rui Silva, num remate cruzado aos 61 minutos, mas em fora de jogo.
O ferro antes do golo
Aos 64' grande ocasião para o Rio Ave, com Olinho a encher o pé e a rematar à barra da baliza do Sporting, com a bola a bater em cima da linha, sem a ultrapassar. A verdade é que o golo dos vilacondenses chegaria mesmo, aos 66', com Clayton a servir André Luiz, de calcanhar, para o brasileiro picar sobre Rui Silva e reduzir a desvantagem.
Lugar a Biel (e Harder)
Logo depois, Rui Borges manteve as substituições, com Biel e Harder nos lugares de Trincão e Gyokeres, e aos 70' foi novamente o Rio Ave a criar perigo, após canto, com Clayton a cabecear junto ao poste da baliza de Rui Silva. Respondeu o Sporting, aos 74', com Geny Catamo a abrir caminho para Fresneda rematar e Miszta, com uma enorme mancha, negar o terceiro golo dos leões. Aos 76' foi Harder, de meia distância, à figura do guarda-redes do Rio Ave, antes de Vítor Gomes substituir Tiknaz, aos 77 minutos. Aos 78' mais uma tentativa de Harder, novamente fácil para Miszta segurar, antes de surgir isolado, aos 80', mas com fora de jogo assinalado.
Aos 81 minutos Vrousai tentou a sorte, com remate ao lado, antes de Andreas dar o lugar a Kostoulas, na última substituição de Petit, com Rui Borges a esgotar as alterações logo a seguir, aos 83', com Maxi Araújo a substituir St. Juste. Aos 87', de meia distância, Vrousai ainda obrigou Rui Silva a desviar para canto.
O Sporting carimbou assim a presença na final da Taça de Portugal, onde irá encontrar presumivelmente o rival Benfica, a 25 de maio. Os encarnados defendem amanhã, na Luz, uma vantagem de 5-0 da primeira mão, perante o Tirsense.
Homem do jogo Flashscore: Viktor Gyokeres (Sporting)
