Recorde as incidências da partida
Rui Borges poupou Gonçalo Inácio, apostando no regresso de St. Juste, num onze do Sporting que contou também com o regresso do capitão Hjulmand e de Maxi Araújo, além de Geny Catamo, em vez de Quenda, no trio ofensivo. Ao todo, quatro alterações em relação ao último onze, com Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Eduardo Felicíssimo e Geovany Quenda a ficarem de fora.
Do lado do Rio Ave foram três alterações em relação ao último jogo, frente ao Casa Pia. Clayton Silva, João Tomé e Brandon Aguilera regressaram ao onze, em detrimento de Tiago Morais, João Novais e Martim Neto.

Regresso para o golo
Num início de jogo morno, e que começou com atraso, o primeiro remate pertenceu a Debast, de meia distância, aos 8', ao lado e controlado por Miszta. Aos 10' foi Maxi Araújo a tentar servir Gyokeres, valendo o corte de Andreas para canto. E foi no segundo pontapé de canto, aos 12', que Geny Catamo aproveitou um corte para a entrada da área e encheu o pé esquerdo para inaugurar o marcador.
Clayton, à entrada da área, rematou para defesa segura de Rui Silva, aos 14'. Contudo, a resposta vilacondense ficou-se por aí, perante o domínio leonino e a pressão alta, sobretudo na perda da posse de bola. Aos 24', de canto, Clayton assustou num corte virado para a própria baliza, após a bola parada batida por Trincão.
Aos 26' chegou, por fim, o primeiro lance de perigo do Rio Ave, com André Luiz a derivar da direita para o meio, rematando cruzado de pé esquerdo e a rasar o poste da baliza de Rui Silva. Aos 29' João Tomé ganhou o primeiro canto para a equipa de Vila do Conde, batido por Aguilera mas sem perigo para os leões.
Gyo, Gyo e... Panenka
Aos 34', de livre, Aguilera rematou contra a barreira e, na resposta, Gyokeres, em contra-ataque, sentou Omar Richards mas Andreas chegou a tempo para a dobra. Aos 37' novamente Omar Richards em evidência, pela negativa, perdendo a bola que Trincão aproveitou para servir Gyokeres. Valeu ao Rio Ave Miszta, a defender com a perna o remate do avançado sueco.
Em cima do intervalo, aos 45', Aguilera derrubou Geny Catamo dentro da grande área. O árbitro assinalou grande penalidade, que Gyokeres, aos 45+'1, transformou em golo com um penálti à Panenka.

Leão reentrou com fome
O Sporting entrou para a segunda parte como saiu da primeira, ou seja, em cima da baliza do Rio Ave: logo no primeiro minuto, após boa jogada coletiva, Trincão recebeu de Gyokeres e, em zona frontal, rematou por cima da baliza de Miszta.
Aos 56', em mais uma arrancada, Gyokeres trocou as voltas a João Tomé e serviu Geny Catamo que, em zona frontal, com tudo para bisar, atirou por cima da baliza de Miszta.
Aos 62', quem mais do que Gyokeres, uma vez mais a acelerar, agora a ganhar o duelo a Panzo, enchendo o pé para acertar com estrondo no poste da baliza de Miszta.
Dança das cadeiras
Aos 63 minutos Petit mexeu em dose dupla, com João Novais e Tiago Morais em vez de João Graça e Olinho, com Rui Borges a optar por uma tripla alteração, colocando Quenda, Eduardo Felicíssimo e Matheus Reis, nos lugares de St. Juste, Fresneda e Hjulmand.
Aos 68' novamente Gyokeres a arrancar, desta vez em posição irregular, e a tentar o chapéu a Miszta, que saiu de abas largas, antes de Geny Catamo atira ao lado, aos 69'. Logo depois saiu João Tomé no Rio Ave, para a entrada de Vrousai (70'), antes de Trincão, de fora da área, atirar muito por cima (71'), e Clayton, na outra área, atirar ao lado (72') e Tiago Morais à figura de Rui Silva (73'). Aos 75' Clayton concluiu uma boa jogada do Rio Ave com um remate muito por cima, após ser servido por André Luiz.
18 centímetros negaram o bis
Aos 77 minutos, Gyokeres retribuiu a oferta de Geny Catamo e serviu o avançado moçambicano, que rematou cruzado para golo, que seria anulado pelo VAR, devido a fora de jogo de 18 centímetros.
Para os últimos dez minutos Rui Borges trocou Trincão por Harder, que aos 81' ficou pertíssimo do 3-0, com remate a rasar o poste. Aos 84' foi Maxi Araújo que ficou perto do golo, após passe de Harder, mas com Andreas a cortar o lance. Aos 87' seguiu-se Gyokeres, em mais uma grande jogada individual, com o remate cruzado a sair ao lado.
Aos 88' Rui Borges lançou o brasileiro Biel, no lugar de Geny Catamo, com Petit a apostar em Abbey e Bakoulas, em vez de André Luiz e Omar Richards, antes dos cinco minutos de compensação, onde Quenda, aos 90+4', proporcionou mais uma defesa de Miszta. O leão terá ficado a dever a si próprio mais golos nesta primeira mão, antes da visita a Paços de Ferreira para o segundo jogo diante dos vilacondenses.
Homem do jogo Flashscore: Viktor Gyokeres (Sporting)
