Mais

Síntese da Taça de Portugal: Moreirense afasta FC Porto, Elvas e Rebordosa surpreendem

Moreirense protagonizou uma das surpresas da jornada
Moreirense protagonizou uma das surpresas da jornadaManuel Fernando Araújo/LUSA

O FC Porto, detentor do troféu, caiu este domingo com estrondo na quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol aos pés do Moreirense (2-1), que vestiu a pele de tomba-gigantes juntamente com o Elvas e Rebordosa

O Moreirense derrubou o FC Porto da Taça pela primeira vez na sua história, impondo aos dragões a derrota ao fim de 22 vitórias consecutivas, e vai disputar nos oitavos de final o Gil Vicente, que eliminou o Vila Real (2-0), do quarto escalão.

No Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, o extremo brasileiro Pepê colocou o FC Porto em vantagem aos 35 minutos, mas, ainda antes do intervalo, o Moreirense empatou com um golo de Luís Asué, aos 41. A formação orientada pelo antigo jogador dos dragões César Peixoto chegou à vantagem aos 77 minutos, com uma grande penalidade, a punir mão de Francisco Moura, convertida por Alanzinho.

O FC Porto somou assim a terceira derrota consecutiva, duas semanas depois de ter sido goleado pelo Benfica, na Luz, por 4-1, para a Liga, e de ter perdido em Itália com a Lazio (2-1), para a Liga Europa.

Sem equipas da Liga 2 entre as 16 sobreviventes, a próxima ronda da Taça terá quatro jogos entre formações da Liga, um entre clubes da Liga 3, um entre emblemas do Campeonato de Portugal e dois entre adversários de diferentes escalões.

O Santa Clara garantiu o apuramento com um triunfo por 1-0 em casa do Famalicão, num duelo entre equipas da Liga, com um golo solitário de Bruno Almeida, aos 79 minutos, e vai defrontar nos oitavos o Sporting, em Alvalade.

O Gil Vicente, da Liga, garantiu a continuidade na prova rainha ao vencer por 2-0 em casa do Vila Real, do quarto escalão, e vai defrontar nos oitavos o tomba-gigantes Moreirense, que afastou o FC Porto, vencedor do troféu nas três últimas épocas.

Os gilistas inauguraram o marcador frente à equipa do Campeonato de Portugal já na segunda parte, com um golo de Zé Carlos, aos 70 minutos, e selaram em definitivo a vitória e a eliminatória por intermédio de Jordi Mboula, aos 87.

Num duelo entre equipas que militam na Série A do Campeonato de Portugal, o Tirsense garantiu a continuidade na Taça com uma vitória em casa por 1-0 frente ao Brito, com um golo de Daniel Rodrigues, aos 13 minutos, e vai defrontar nos ‘oitavos’ o Rebordosa, do mesmo escalão.

O Rebordosa, do Campeonato de Portugal, garantiu a passagem aos oitavos de final da Taça com um triunfo por 3-2 em casa do Covilhã, da Liga 3.

Pipo bisou para o Rebordosa, aos dois e 26 minutos, Lucas Duarte reduziu aos 33, mas na segunda parte Tiago Ventura aumentou a vantagem da equipa do quarto escalão, aos 63, e Ramalho estabeleceu nos descontos o 3-2 final, aos 90+7.

O Elvas, do Campeonato de Portugal, que há 36 anos não chegava aos oitavos da Taça de Portugal, venceu por 2-1 em casa do Varzim e fez história ao eliminar a equipa da Liga 3 e conquistar o direito de receber o Vitória SC.

O Varzim chegou em vantagem ao intervalo, com um golo de Cláudio Araújo, aos 29 minutos, mas o Elvas deu a volta ao marcador com dois cabeceamentos certeiros de Desmond Nketia, aos 56, e Rúben Cardoso, aos 71.

Em Tábua, o Oliveira do Hospital, da Liga 3, venceu por 4-2 o Cinfães, do Campeonato de Portugal, numa partida com reviravolta no marcador, e garantiu a presença nos oitavos, em que irá defrontar o São João de Ver, do mesmo escalão.

Mboulou Júnior, aos sete minutos, fez sonhar o Cinfães, mas o Oliveira do Hospital concretizou a reviravolta com golos de Luís Pinheiro (14), Carreira (43) e um bis de Souza, aos 49 e 75 minutos.

Apesar de se encontrar a perder por três golos, a formação cinfanense não baixou os braços e reduziu para 4-2 novamente por Mboulou Júnior, aos 84 minutos, saindo de cabeça erguida da Taça de Portugal.