Mais

Taça de Portugal: Gil Vicente perde em Viseu, Alverca cai em Leiria, Alpendorada tomba Estrela

Atualizado
Académico de Viseu bateu o Gil Vicente
Académico de Viseu bateu o Gil VicentePAULO NOVAIS/LUSA

Numa tarde repleta de emoções na Taça de Portugal, o Alpendorada assinou a grande surpresa ao eliminar o primodivisionário Estrela da Amadora (3-1) na 3.ª eliminatória da prova rainha do futebol nacional, num dia em que AFS, Nacional e Famalicão cumpriram sem sobressaltos a sua missão. Nota ainda para a queda do Alverca em Leiria e do Gil Vicente em Viseu, para a dificuldade do Santa Clara em Espinho e ainda para a vitória do Arouca em Portimão.

Académico de Viseu 2-1 Gil Vicente

A jogar fora, o Gil Vicente adiantou-se no marcador com um golo de Cardoso Varela, logo aos três minutos, mas o Académico de Viseu deu a volta ao marcador com dois tentos do avançado André Clóvis, aos sete e 26.

O Gil Vicente é a terceira equipa da I Liga a cair na terceira eliminatória, que marca a entrada em prova das equipas do escalão principal, depois de Estrela da Amadora e Alverca, enquanto o Académico de Viseu vai defrontar o primodivisionário AVS na quarta ronda.

Jogadores do Arouca em festa em Portimão
Jogadores do Arouca em festa em PortimãoJOÃO MATOS/LUSA

Portimonense 1-2 Arouca

O Arouca segue em frente na Taça de Portugal. A formação orientada por Vasco Seabra venceu na deslocação ao terreno do Portimonense (1-2), conjunto que milita atualmente na Liga 2.

Depois de uma primeira parte sem golos, Puche colocou os arouquenses em vantagem aos 49 minutos, mas Tamble Monteiro restabeleceu a igualdade aos 63'. Ainda assim, o dia era de Puche: o avançado espanhol bisou seis minutos depois e selou o triunfo do Arouca.

Fornos de Algodres 0-7 AFS

A atravessar um momento conturbado no Campeonato, o AFS aproveitou a Taça de Portugal para somar o primeiro triunfo da temporada.

A equipa orientada por João Pedro Sousa visitou o modesto Fornos de Algodres, da 1.ª Divisão da AF Guarda, e não teve dificuldades em impor o seu favoritismo.

Diogo Spencer abriu o marcador a favor dos visitantes aos oito minutos, com Pedro Lima a dilatar a vantagem aos 12'. Já na segunda parte, Rafael Barbosa anotou o 0-3 aos 63 minutos, numa altura em que a equipa já jogava em superioridade numérica.

Depois disso, o Fornos de Algodres acabou por atirar a toalha ao chão e sofreu mais três golos: Bruno Lourenço (82'), Kodisang (83'), Diogo Spencer (85') e Kiki (90+1').

Alpendorada surpreendeu o Estrela da Amadora
Alpendorada surpreendeu o Estrela da AmadoraESTELA SILVA/LUSA

Alpendorada 3-1 Estrela da Amadora

O Alpendorada, do Campeonato de Portugal, é, para já, a grande surpresa da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. A formação de Marco de Canaveses protagonizou um feito notável.

Rodrigo Pinho ainda colocou a equipa da Reboleira em vantagem aos seis minutos, na conversão de uma grande penalidade, mas o dia era mesmo do Alpendorada, que virou o rumo dos acontecimentos.

Pauleta (43' e 52') e Mário Borges (69'), filho do treinador do Sporting, consumaram a reviravolta no marcador, para delírio dos adeptos da casa.

Nuozzi tenta fugir à marcação de dois opositores
Nuozzi tenta fugir à marcação de dois opositoresPAULO CUNHA/LUSA

Leiria 2-2 Alverca, 4-2 nas grande penalidades

Que jogo de loucos em Leiria! A equipa da casa chegou aos 90 minutos a vencer por 2-0, com golos de Juan Muñoz (7') e Dieu Michel (74'), mas acabou por permitir o empate no último suspiro.

Marezi reduziu a diferença aos 90+4 minutos e, no derradeiro lance do tempo regulamentar, já com o guarda-redes na área da UD Leiria, Naves (90+5') elevou-se nas alturas para desviar, de cabeça, um livre cobrado por Lincoln.

No prolongamento, o marcador não voltou a mexer e a decisão acabou por surgir nas grandes penalidades, onde a UD Leiria foi mais eficaz e carimbou a passagem à próxima fase, eliminando o primodivisionário Alverca.

Nourani tenta roubar a bola a Tiago
Nourani tenta roubar a bola a TiagoPEDRO SARMENTO COSTA/LUSA

Rebordelo 1-3 Nacional

O Nacional da Madeira não se deixou surpreender pelo Rebordelo, conjunto que milita na Divisão de Honra da AF Bragança.

Chico Gonçalves (8'), Witi (27') e Watts (35') assinaram os golos da equipa orientada por Tiago Margarido, enquanto o emblema da distrital reduziu já aos 81 minutos.

São João de Ver recebeu o Famalicão
São João de Ver recebeu o FamalicãoMANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

São João de Ver 0-3 Famalicão

Ainda sem qualquer vitória na presente temporada, o São João de Ver, da Liga 3, procurava surpreender na Taça de Portugal. No entanto, a equipa orientada por Pedro Lomba só conseguiu resistir durante os primeiros 45 minutos.

Após o nulo registado ao intervalo, o Famalicão entrou a todo o vapor no segundo tempo e inaugurou o marcador aos 46 minutos, por intermédio de Sorriso.

De Amorim ampliou a vantagem dos famalicenses aos 55 minutos, e Rodrigo Ribeiro fixou o resultado final aos 78'.

Adriano Firmino tenta roubar a bola a André Couto
Adriano Firmino tenta roubar a bola a André CoutoFERNANDO VELUDO/LUSA

Espinho 0-0 Santa Clara, 2-4 nas grandes penalidades

O Santa Clara não ganhou para o susto. Os bravos açorianos não conseguiram desfazer o nulo ao longo dos 120 minutos frente ao Espinho, conjunto que milita na distrital da AF Aveiro, e só garantiram o apuramento para a próxima fase da Taça de Portugal no desempate por grandes penalidades.

A formação orientada por Vasco Matos mostrou-se infalível da marca dos onze metros, enquanto o Espinho falhou a primeira e a terceira tentativa.

Outros resultados:

Covilhã 1-0 União Nogueirense

Torreense 1-1 UD Oliveirense, 5-4 nas grandes penalidades