Vitória SC 4-0 Mortágua

Depois de eliminar o União de Lamas na terceira ronda, o Vitória SC tinha pela frente outro adversário do Campeonato de Portugal na Taça de Portugal. O Mortágua visitou o D. Afonso Henriques na esperança de criar uma surpresa.
E os visitantes até começaram melhor, com algumas jogadas interessantes que meteram os vimaranenses em sentido, mas aos poucos a equipa da casa foi tomando conta da partida. Depois de Oumar Camara (19’) ter acertado no ferro, Fabio Blanco (34’) abriu o ativo com um belo remate cruzado.
No segundo tempo, a entrada de Noah Saviolo e a falta de pernas dos jogadores visitantes permitiram aos vitorianos construir um triunfo importante. Nélson Oliveirra (63’) aproveitou uma bela jogada de Saviolo e marcou, Telmo Arcanjo (78’) fez o terceiro e Orest Lebedenko (85’) fechou o ativo pouco depois de ter entrado.
O Vitória SC junta-se assim a Benfica, AFS e Casa Pia como as equipas já apuradas para os quartos de final.
Alpendorada 0-3 Casa Pia
Um dos tomba-gigantes da terceira eliminatória, o Alpendorada queria repetir o feito na quarta ronda da Taça de Portugal. Contudo, o Casa Pia não quis alimentar mais surpresas.
Com Gonçalo Brandão ao leme, os gansos estão numa trajetória ascendente. Depois de terem empatado com o Benfica na Luz, venceram de forma categórica por 0-3 e estão nos oitavos de final da Taça de Portugal.
O equilíbrio foi a nota dominante no primeiro tempo, com os gansos a ganharem algum ascendente territorial partir dos 20 minutos, com Nhaga em plano de evidência.
André Geraldes, aos 27 minutos, e Severina, aos 32, podiam ter adiantado o Casa Pia, respondendo os pedreiros, aos 40, num cabeceamento ao poste de Jucélio.
Antes do intervalo, Nhaga ganhou uma bola no meio campo ofensivo e isolou Abdu Conté, nas costas do lateral, que inaugurou o marcador.

O Alpendorada podia ter empatado aos 60 minutos, num cabeceamento de Ismael. Foi o melhor que os locais conseguiram num segundo tempo, em que o Casa Pia procurou mais gerir o resultado, jogando com o cronómetro e beneficiando das substituições.
Na sequência de um canto, Seba Pérez recebeu a bola na área do Alpendorada sem marcação e anotou o segundo, com o suplente Livolant, já nos descontos, de livre direto, a fixar o resultado, demasiado penalizador para a formação do Campeonato de Portugal.
AFS 0-0 (7-6) Académico de Viseu

No primeiro encontro da tarde, o AFS e o Académico não conseguiram desatar o nulo durante 120 minutos, sendo necessário recorrer ao desempate por pontapés da marca dos onze metros para decidir o vencedor da eliminatória.
O conjunto de Viseu, que compete no segundo escalão do futebol nacional, deixou uma excelente réplica diante do último classificado da Liga e criou várias oportunidades de golo, sobretudo na primeira parte, mas o guarda-redes João Gonçalves esteve em grande nível.
Nas grandes penalidades, o AFS, orientado por João Pedro Sousa, converteu com sucesso as sete tentativas, enquanto o Académico viu o lateral Igor desperdiçar o seu remate, deixando o caminho aberto para o emblema de Santo Tirso.
