Recorde aqui as incidências do encontro
Depois da vitória na Luz e do desaire na Taça da Liga frente ao mesmo adversário, o SC Braga recebeu o histórico Lusitano de Évora, do Campeonato de Portugal (quarto escalão), na Pedreira, que aproveitou a ocasião para regressar aos grandes palcos do futebol português.

Família Horta simplifica
Carvalhal operou sete alterações no onze, sem abdicar do capitão Ricardo Horta e do reforço de janeiro Fran Navarro, os bracarenses não tiveram uma entrada muito convincente na partida, apesar de tomarem controlo das incidências. No entanto, tudo ficou mais fácil quando, numa jogada estudada, André Horta teve espaço à entrada da área para armar um remate indefensável para o guarda-redes Marcelo Valverde, aos 22 minutos.
Ao contrário do que seria de esperar, a equipa não ficou mais segura com o golo, permitiu o crescimento da equipa de Évora e ainda perdeu Robson Bambu por lesão. Logo após a substituição, Sele Davou ficou muito perto de igualar a partida, mas Hornicek saiu bem da baliza e tapou o caminho do golo.
Até ao intervalo, Yuri Ribeiro ameaçou o segundo, de cabeça, que acabaria por chegar no melhor momento dos eborenses. André Horta voltou a aparecer para simplificar e lançar Fran Navarro na área que, sem ângulo, fez o passe atrasado para Ricardo Horta encostar e deitar por terra a resistência dos visitantes.
Num segundo tempo algo apático, o jogo só voltou a ter interesse depois das mexidas dos dois treinadores, nomeadamente com as entradas de Gabri Martínez e El Ouazzani. O avançado marroquino ameaçou primeiro num remate dentro de área e, pouco depois, falhou o alvo após cruzamento de Ricardo Horta.
Da penumbra veio a honra
Sem criar qualquer lance de perigo desde o descanso, o Lusitano agigantou-se quando, aos 83 minutos, beneficiou de um livre direto em zona promissora. A bola desviou na barreira e subiu para perto da baliza de Hornicek, Tiago Palancha subiu mais alto e cabeceou para a pequena área, onde Afonso Sousa apareceu no sítio certo para reduzir e relançar a partida.
Os mais de 400 adeptos que viajaram de Évora saltaram de alegria nas bancadas e empurraram a equipa para a frente, que bem tentou causar mais uma surpresa na competição, mas a turma de Carvalhal já tinha o jogo no congelador e geriu até ao apito final.
Quartos de final da Taça de Portugal:
Jogos agendados para quarta-feira, 05 de fevereiro
Gil Vicente (Liga Portugal) - Sporting (Liga Portugal)
Elvas (Campeonato de Portugal) - Tirsense (Campeonato de Portugal)
Benfica (Liga Portugal) - SC Braga (Liga Portugal)