Acompanhe as incidências da partida
Se até ao início desta época os dois técnicos nunca se tinham cruzado, desde dezembro último já contabilizaram quatro duelos, com um triunfo para cada lado e dois empates, sendo que um destes originou o desempate por grandes penalidades que permitiu ao Benfica conquistar a Taça da Liga e o outro abriu caminho para que o Sporting conquistasse o título de campeão.
Essas foram as duas primeiras decisões entre os dois treinadores esta temporada, a primeira em janeiro, quando os dois eternos rivais se digladiaram pela Taça da Liga, em Leiria, com o norueguês Schjelderup a adiantar os encarnados e o sueco Gyökeres a empatar para os verdes e brancos de penálti (1-1).

No desempate através dos castigos máximos, as águias foram mais eficazes e venceram por 7-6, após Trubin defender o derradeiro pontapé leonino, de Francisco Trincão.
A segunda decisão – esta já no sentido figurado – sucedeu há menos de duas semanas, quando a equipa comandada por Rui Borges foi ao Estádio da Luz empatar 1-1, alcançando um dos resultados que a beneficiava na corrida ao título, já que, apesar da igualdade pontual no topo da prova, mantinha-se na frente, face à vantagem no confronto direto.
Trincão inaugurou o marcador logo aos quatro minutos, mas, na segunda parte, Aktürkoglu anulou o tento da formação leonina, que, assim, chegou à última jornada do campeonato com o título na mão e já não deixou fugir o bi: venceu o Vitória SC, em casa, e nem precisou do empate do Benfica em Braga.
Contudo, Lage e Borges já se tinham encontrado por duas vezes antes destes decisivos encontros, a primeira das quais quando o atual técnico sportinguista saiu derrotado do Estádio da Luz ainda ao comando do Vitória SC (1-0), para a Liga, em 07 de dezembro, precisamente com um golo do extremo turco.

No final desse mesmo mês, Borges rumou a Lisboa para render João Pereira no Sporting e, logo na estreia, no dia 29, impôs-se a Lage no dérbi realizado no Estádio José Alvalade (1-0), graças à pontaria certeira do moçambicano Geny Catamo, roubando a liderança às águias.
A final da 85.ª edição da Taça de Portugal, entre Benfica e Sporting, está agendada para domingo, a partir das 17:15, no Estádio Nacional, em Oeiras.