Taça de Portugal: Oito nomes e dois jokers que podem decidir a final

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Taça de Portugal: Oito nomes e dois jokers que podem decidir a final

Sporting e FC Porto querem acabar a época com um troféu
Sporting e FC Porto querem acabar a época com um troféuLUSA, Flashscore
A época 2023/24 em Portugal termina com a final da Taça entre Sporting e FC Porto, marcada para domingo, às 17:15, no Estádio Nacional. Num jogo que certamente irá ser decidido nos pormenores, o Flashscore aponta alguns nomes que podem tornar-se nos heróis da prova rainha do futebol português.

Siga aqui as incidências do encontro

O futebol é um jogo de equipas, mas ao mais alto nível há sempre um nome capaz de sobressair entre os coletivos para decidir partidas marcadas pelo equilíbrio. É isso que se espera para este domingo, num duelo quente que pode servir para confirmar a grande época do Sporting ou para atenuar a temporada negativa do FC Porto.

Neste artigo, o Flashscore recorreu a alguns dados e também à especulação para tentar perceber qual pode ser o elemento que vai acabar a final da Taça de Portugal como homem do jogo.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Viktor Gyökeres (Sporting) 

Não dava para começar por outro nome. Não só por causa da época impressinante do sueco, mas principalmente por causa do último Clássico entre FC Porto e Sporting.

Devido a problemas físicos, Viktor Gyökeres viu-se relegado para o banco de suplentes, algo pouco habitual desde que chegou a Alvalade. 45 minutos de repouso foram suficientes para que o matador de cabelo amarelo ativasse o modo Super Guerreiro. Aliás, um minuto bastou!

O camisola 9 não é daqueles avançados que se escondem nos jogos grandes, o que explica que tenha marcado nas partidas com o FC Porto e com o Benfica. No entanto, a forma como virou o jogo ao contrário no Dragão com um bis supersónico fazem com que seja o principal candidato a resolver o Clássico de domingo.

Mehdi Taremi (FC Porto)

Ao contrário do que acontece com Gyökeres, os números de Taremi estão longe de surpreender, especialmente depois de o iraniano ter habituado os portistas a outros registos. 

Na pior época desde que chegou a Portugal, com 10 golos marcados (o pior registo era de 21, no Rio Ave), pode parecer estranho colocar Taremi entre os candidatos a decidir o Clássico, até porque o avançado nem tem sido titular, mas o cenário parece o ideal para o futuro jogador do Inter de Milão.

A partida no Estádio Nacional é a oportunidade ideal para se despedir com chave de ouro e ajudar a apagar a época pouco conseguida a nível individual, e a verdade é que Taremi atravessa um dos melhores momentos da temporada. Com impacto direto nos últimos três resultados - dois golos e duas assistências -, foi decisivo em Braga, ao desbloquear o empate com um passe mortífero, e já se sabe que Sérgio Conceição não olha para a duração do contrato na hora de decidir quem entra em campo.

Taremi fez a diferença a partir do centro do terreno
Taremi fez a diferença a partir do centro do terrenoFC Porto, Opta by Stats Perform

Pedro Gonçalves (Sporting)

Um dos jogadores que vai chegar à final da Taça de Portugal com algo a provar é Pedro Gonçalves. Uma vez mais ignorado por Roberto Martínez, Pote quer mostrar ao selecionador nacional que não o convocar para o Euro-2024 (ou mesmo antes) foi um erro.

Os números falam por nós quando dizem que Pedro Gonçalves pode ser decisivo no Jamor - 48 jogos, 18 golos marcados e 15 assistências -, mas é nos maiores palcos que o sportinguista tem de mostrar que está pronto para regressar à seleção.

Esta época, já foi decisivo na Taça de Portugal, tendo marcado o golo inaugural da vitória frente ao Benfica, na primeira mão da meia-final.

Os números de Pedro Gonçalves esta época
Os números de Pedro Gonçalves esta épocaSporting CP/Opta by Stats Perform

Francisco Conceição (FC Porto)

Um caso totalmente oposto ao de Pedro Gonçalves. A grande segunda metade da época de Francisco Conceição foi suficiente para convencer Roberto Martínez a levá-lo ao Euro-2024.

Ao contrário do que acontece com Pote (e com o nome que se segue), Chico chega à final da Taça de Portugal com a moral em alta e pronto para enfrentar o flanco direito com a objetividade que lhe é conhecida.

Um mestre do drible que começa também a fazer a diferença nos momentos da definição, o filho de Sérgio Conceição vai procurar aproveitar a previsível titularidade de Nuno Santos (Matheus Reis está lesionado) para encontrar o espaço para definir a partida. E o seu pé esquerdo pede apenas os centímetros necessários para que a bola consiga passar...

Trincão (Sporting)

Voltamos ao caso de jogadores que terminaram a época em grande, foram campeões e acabaram com a desilusão de não marcar presença no Euro-2024. Tal como Pedro Gonçalves, Trincão vai ver a fase final da competição à distância, mas o esquerdino deve encontrar a motivação necessária para fazer a diferença no Clássico.

O facto de ter sido chamado em março mostrou que Roberto Martínez aprecia as qualidades de Trincão, mas a lesão que o retirou do estágio acabou por também o afastar da prova.

Apto, o esquerdino quer aproveitar o facto de estar num palco que a seleção vai pisar em breve para mostrar que, assim que comece a qualificação para o Mundial-2026, está pronto para voltar a vestir a camisola das quinas, o que não acontece desde 4 de setembro de 2021.

Trincão no jogo contra o FC Porto para a Liga Portugal
Trincão no jogo contra o FC Porto para a Liga PortugalSporting CP, Opta by Stats Perform

Evanilson (FC Porto)

Os problemas físicos parecem finalmente ter fugido a Evanilson e o avançado brasileiro aproveitou para fazer a melhor época desde que chegou a Portugal. Com mais de 20 golos, o ex-Fluminense sabe o que é marcar ao Sporting e tem tudo para ser decisivo neste confrontos com os leões.

Cada vez mais importante no FC Porto, será, ao que tudo indica, o grande responsável pelos golos portistas na época que se segue, mas ainda vai a tempo de mostrar os seus créditos esta temporada até porque, tal como Francisco Conceição, chega ao final da época motivado.

Convocado por Dorival Júnior para a Copa América, o avançado pode ter aqui a melhor época da carreira, mas para isso também precisa de ganhar títulos, algo que fugiu ao FC Porto esta temporada.

Diogo Pinto (Sporting)

Não há final em que não se olhe para os guarda-redes, mas no caso de Diogo Pinto este é, sem dúvida, o maior jogo da carreira.

Com apenas 19 anos, as circunstâncias fizeram com que se estreasse pela equipa principal bem mais cedo do que estaria à espera, mas a vida de um guarda-redes passa muito pela capacidade de aproveitar oportunidades.

Depois de dois jogos tranquilos e com a festa do título pelo meio, tem oportunidade de ganhar pontos para continuar a rondar a equipa principal na próxima época numa final que, claro, pode ser decidida nos penáltis.

Diogo Pinto vai ser titular na Taça
Diogo Pinto vai ser titular na TaçaSporting CP/Opta by Stats Perform

Cláudio Ramos (FC Porto)

E é precisamente pelos penáltis que destacamos o outro guardião desta partida. Cláudio Ramos mereceu a confiança de Sérgio Conceição nos jogos das Taças, mesmo quando chega o momento das grandes decisões.

Habitual suplente de Diogo Costa, ninguém espera que Cláudio Ramos utilize o Jamor como trampolim para ganhar a titularidade na próxima época, mas com poucos minutos desde que deixou o Tondela esta é mais uma oportunidade para mostrar que está pronto a assumir a baliza, caso o internacional português rume a outros campeonatos.

Cláudio Ramos é o habitual titular na Taça
Cláudio Ramos é o habitual titular na TaçaAFP, Opta by Stats Perform

Palpites improváveis

Paulinho (Sporting) - A época de Paulinho faz com que não seja assim tão improvável colocá-lo entre os jogadores que podem decidir a final da Taça, mas tudo indica que o esquerdino comece no banco.

Por isso, Paulinho pode juntar-se à lista de heróis que começaram a final como suplentes e acabaram a decidir a partida no Jamor. Bem diferente, é certo, mas em Alvalade ninguém esquece aquela final de Rodrigo Tiui, precisamente contra o FC Porto.

Alan Varela (FC Porto) - Os números de Alan Varela são bem diferentes dos de Paulinho, até porque a posição é quase oposta, mas por outro lado não haverá grandes dúvidas quanto à utilização do médio argentino.

Uma das boas notícias da temporada portista, o ex-Boca Juniors, responsável pelos livres diretos nos dragões, pode terminar a época de estreia na Europa ao decidir a final para vencer o primeiro título em solo português.

Os destaques de Hugo Filipe Martins
Os destaques de Hugo Filipe MartinsFlashscore