Taça Portugal: Fafe e Torreense iniciam meias num capítulo para a história

Fafe recebe o Torreense na primeira mão das meias-finais
Fafe recebe o Torreense na primeira mão das meias-finaisAD Fafe

Fafe e Torreense começam a lutar por um lugar na final da Taça de Portugal de futebol na quarta-feira, em jogo da primeira mão das meias-finais, quando ainda falta disputar o embate dos quartos entre Sporting e AFS.

Acompanhe as incidências da partida

Os dois emblemas das divisões secundárias, o Fafe, da Liga 3, e o Torreense, da Liga 2, querem continuar a fazer história na competição, com a outra meia-final a opor, mais tarde, o vencedor do Sporting-AFS ao FC Porto.

As meias começam a disputar-se na quarta-feira em Fafe, com a equipa da casa, que terminou a fase de campeonato na Liga 3 em sétimo e vai disputar a manutenção, a procurar ganhar vantagem para uma inédita presença na final.

O Fafe, que eliminou na Taça Moreirense, Arouca e SC Braga (Liga Portugal), bem como Oriental e Lusitano de Évora, igualou um registo da década de 70, quando atingiu as meias-finais da prova, em 1976/77 (eliminado pelo FC Porto) e 1978/79 (Sporting após prolongamento).

No jogo de quarta-feira, o emblema fafense tem pela frente um Torreense que sabe o que é estar numa final da Taça de Portugal, quando na distante temporada de 1955/56 disputou o troféu com o FC Porto, com vitória dos dragões por 2-0.

Foi o melhor desempenho de sempre da equipa de Torres Vedras, que tinha também conseguido presenças nos quartos de final, em 1983/84 e 1998/99.

Para chegar a esta fase na presente época, o Casa Pia foi a única equipa da Liga Portugal que o Torreense afastou, num percurso em que também eliminou União de Leiria, Lusitânia Lourosa e Oliveirense (Liga 2) e Correlhã (Distritais).

Esta primeira meia-final, na quarta-feira e com a segunda mão em abril, garante um finalista secundário na Taça de Portugal, 16 anos depois de o Desportivo de Chaves (Liga 2) ter discutido, e perdido, o troféu diante do FC Porto (2-1).

A outra meia-final da competição, com a primeira mão agendada para 04 de março, tem o FC Porto garantido e à espera do vencedor do jogo em atraso dos quartos de final, que irá opor na quinta-feira no Estádio José Alvalade, o bicampeão nacional Sporting, detentor da Taça, ao AFS, 18.º e último classificado no campeonato, sem qualquer vitória.

A equipa de Vila das Aves, que, com surpresa, eliminou nos oitavos de final da Taça o Vitória SC no Estádio D. Afonso Henriques (1-0), foi esta época goleada na visita aos leões para o campeonato (6-0).

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Programa das meias-finais da Taça de Portugal:

- Quarta-feira, 04 fev:

Fafe (L3) - Torreense (II), 20:15.

- Quarta, 04 mar:

Sporting (I)/AFS (I) - FC Porto (I)

- 2.ª mão (21 a 23 de abril):

Torreense (II) - Fafe (L3)

FC Porto (I) - Sporting (I)/AFS (I)

Jogo em atraso dos quartos de final:

- Quinta-feira, 05 fev:

Sporting (I) – AFS (I), 20:45.