Em épocas anteriores, por esta altura, o Barcelona começava a vacilar. Pressão, más decisões táticas ou erros individuais levaram a derrotas dolorosas, como a da Liga dos Campeões contra o PSG de Luis Enrique, nos quartos de final, ou a eliminação da Taça do Rei.
Em 2023-2024, o Barça terminou o ciclo de Xavi Hernández sem títulos e com a superioridade (física e moral) do Real Madrid em todas as competições. Atualmente, o Barcelona está há 21 jogos sem perder. Deslumbra com um jogo agressivo, físico e poderoso e, além disso, qualificou-se para a final da Taça do Rei, após uma vitória apertada sobre o Atleti, no Metropolitano, com um golo de Ferran Torres.
A última derrota do Barça foi a 21 de dezembro de 2024. O Atlético de Madrid venceu o Montjüic com um golo de Sorloth nos descontos. O jogo terminou 1-2 e os colchoneros terminaram o ano em alta. O Barcelona, por sua vez, suscitou dúvidas, dúvidas essas que foram sendo dissipadas, pouco a pouco, com vitórias sobre rivais como o Athletic, o Real Madrid na Supertaça, o Atleti na LaLiga e na Taça do Rei, entre outros.
Hansi Flick construiu um sistema que oferece garantias. O Barça defronta o Real Madrid numa final da Taça muito equilibrada, na qual será, sem dúvida, favorito.