Cubarsí é o segundo jogador mais jovem a atingir os 100 jogos pelo Barcelona

Pau Cubarsí, central do Barcelona
Pau Cubarsí, central do BarcelonaÁLEX CAPARRÓS / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

Com a sua presença frente ao Guadalajara, Pau Cubarsí chegou aos 100 encontros oficiais pelo Barcelona. O defesa-central, com 18 anos, 10 meses e 24 dias, é o segundo mais jovem de sempre na história do clube a alcançar esse número, apenas atrás de Lamine Yamal.

Recorde as incidências da partida

Apesar de estar longe do melhor nível que já exibiu com a camisola do Barcelona, o jovem Pau Cubarsí continua a queimar etapas a grande velocidade no conjunto da Cidade Condal. Frente ao Guadalajara, na Taça do Rei, o central atingiu os 100 jogos pelo emblema de Arístides Maillol, entrando assim para os livros de recordes do clube devido à sua precocidade.

Aos 18 anos, 10 meses e 24 dias, o defesa tornou-se no segundo jogador mais jovem da história do clube a chegar ao centenário como blaugrana. Apenas o seu compatriota e amigo Lamine Yamal o supera, tendo atingido essa marca mágica com 17 anos e 291 dias, já na reta final da época passada, 2024/25.

Depois de Lamine, Cubarsí surge nesta lista particular à frente de outros nomes bem conhecidos do atual plantel culé, já que Gavi ocupa o terceiro lugar com 19 anos e 29 dias, seguido pelo médio Bojan (19 anos e 84 dias), pelo seu colega Pedri (20 anos e 64 dias), por outro antigo talento como Ansu Fati (20 anos e 167 dias) e, claro, pelo mítico Lionel Messi, que chegou aos 100 duelos pelo Barça aos 20 anos e 248 dias.

Os números de Pau Cubarsí
Os números de Pau CubarsíFlashscore

LaLiga, o principal palco de Cubarsí

À beira de completar 19 primaveras (fará anos a 22 de janeiro), Cubarsí somou a grande maioria destes primeiros 100 jogos pelo conjunto do Camp Nou na LaLiga. Com o da última jornada frente ao Osasuna, o central totaliza 67 presenças (60 como titular) na prova da regularidade, com um registo de 50 vitórias, seis empates e 11 derrotas.

Depois da LaLiga, a Champions League viu Cubarsí vestir a camisola blaugrana em 22 ocasiões (20 como titular), com 13 triunfos, três empates e seis derrotas. Os 11 jogos restantes até à centena dividem-se entre a Taça do Rei (nove presenças, contando com a de hoje) e a Supertaça de Espanha (dois encontros na época passada).