Acompanhea as incidências da partida
Asier Illarramendi está sem clube depois de ter feito o seu último jogo pelo Dallas FC, da MLS, em outubro de 2024. Agora, diz-nos que a sua carreira ainda não acabou e que está aberto a novas experiências profissionais: "Continuo a preparar-me e estou ansioso por encontrar um novo destino", confessa.
Esta entrevista chega num momento insuperável, pois poucos conhecem tão bem a Real Sociedad e o Real Madrid como ele. Ao longo da conversa, o médio de Mutriku recordou os seus tempos de jogador do Real Madrid, analisou o jogo desta noite da Taça do Rei entre os merengues e os Txuri-urdin, falou do seu futuro e previu o futuro de Zubimendi, entre outros temas.

"Tenho vontade de continuar a jogar"
- Como se sente pessoal e profissionalmente neste momento?
- A verdade é que estou bem, estou a treinar com um preparador físico e, por vezes, no campo com outro colega que está sem equipa, por isso estou a manter-me em forma, com entusiasmo e com vontade de continuar, porque afinal é o que mais gosto e continuo com a minha formação e com vontade de encontrar um novo destino.
- Vamos vê-lo em breve numa nova equipa e como vê o futuro próximo?
- Bem, sinto-me muito bem, tranquilo e com vontade de continuar a desfrutar do futebol.
- O que achou da sua experiência em Dallas e na MLS?
- Foi uma grande experiência, muito gratificante tanto a nível desportivo como pessoal. No início, tudo é diferente quando se vai para um país novo, mas a verdade é que, desde o primeiro minuto, nos adaptámos perfeitamente à cidade, ao clube e aos meus colegas de equipa... e tudo foi mais fácil. Além disso, do ponto de vista futebolístico, a época de 2024 foi a minha época mais goleadora desde 17/18, pelo que tive bons momentos em Dallas.
"Real Sociedad tem a sorte de ter um grande treinador"
- A Real Sociedad voltou a vencer este fim de semana, depois de muitos jogos sem o fazer... Como vê a equipa antes do jogo contra o Real Madrid?
- A vitória deste fim de semana aumenta a nossa autoestima antes do jogo no Bernabéu. É verdade que a equipa não esteve no seu melhor, mas o que é claro é que deu sempre o seu melhor quando mais precisou e estou certo de que amanhã, apesar do grande rival que tem pela frente, vai competir e fazer o Real Madrid sofrer como fez na Reale Arena.
- Na sua opinião, os adeptos da Real Sociedad devem estar muito entusiasmados com a possibilidade de chegarem a outra final da Taça?
- Bem, têm de estar muito entusiasmados porque é um acontecimento que não é muito comum, embora tenha acontecido o mesmo em 2020. De facto, em 2020 já eliminámos o Real Madrid no seu estádio e, apesar de ter sido um jogo isolado, fizemos um grande esforço para passar a eliminatória e depois ganhar o troféu.
- O Real Madrid estará à vossa frente... Que plano pensa que o Imanol terá para travar as suas estrelas?
- Na primeira mão, Lunin foi o melhor jogador do jogo e manteve o Real Madrid vivo no jogo e no empate. O que a equipa tem de fazer é jogar como sabe jogar, já o demonstrou em inúmeras ocasiões e, apesar de esta época não ter sido a melhor, também demonstrou que é capaz de fazer grandes coisas. Além disso, a Real Sociedad tem a sorte de ter um grande treinador que, para além dos seus conceitos futebolísticos, é uma pessoa que conhece muito bem o funcionamento da Real Sociedad.
- Imagino que cada vez que jogou contra o Real Madrid foi um jogo especial. Devido ao seu passado no clube...
- Jogar contra equipas tão grandes é sempre muito especial, mas, como diz, jogar contra o Real Madrid, devido ao meu passado, é ainda mais.
"Zubimendi pode jogar onde quiser"
- Que recordações tem do seu tempo no Real Madrid? Lembro-me de muita pressão sobre si
- Foi muito bom jogar no Real Madrid, porque durante dois anos joguei no clube mais mediático do mundo. Tive a oportunidade de aprender muito com grandes jogadores como Xabi Alonso, Modric, Khedira, Isco, Di María e Casemiro.
- Uma das imagens mais faladas é a da apresentação com todos os teus amigos na tribuna de honra do Bernabéu... Como foi?
- Logo que a minha contratação pelo Real Madrid foi oficializada, os meus amigos disseram-me que queriam estar presentes na apresentação. Fiquei muito contente por poder partilhar esses momentos com a minha gente. No início, foram para as bancadas, mas quando o presidente soube que os meus amigos vinham, colocou-os no camarote. E depois já sabem o que aconteceu (risos).

- Pela sua experiência, acha que Zubimendi pode comandar o meio-campo do Real Madrid?
- Zubimendi pode jogar onde quiser. No Real Madrid e em qualquer equipa, porque é um jogador de enorme qualidade, com uma cabeça muito bem formada e com uma vontade incrível de trabalhar e melhorar dia após dia.
- O que é preciso para ter sucesso no Real Madrid?
- Bem, para ser sincero, há vários fatores a ter em conta: qualidade, sacrifício, esforço, personalidade e também aquela pitada de sorte que nunca falta.
- Parece que Odriozola se deixou levar pela pressão de estar em Madrid e não levantou voo... O que é que lhe terá acontecido para se ter perdido no caminho?
- No final, cada jogador é diferente, mas o facto de ir para o melhor clube do mundo é um salto muito grande e é algo muito difícil de gerir, devido à pressão que isso implica. O Álvaro é um grande jogador, como demonstrou na sua primeira passagem pela Real Sociedad, mas no Real Madrid não teve a sorte de mostrar o nível que tinha mostrado anteriormente como txuri-urdin.
O futuro de Xabi Alonso
Xabi Alonso, outro jogador txuri-urdin e merengue, que está a dar bons resultados no Leverkusen, poderá ser o próximo treinador do Real Madrid?
- Como jogador já era uma referência e um ídolo para mim, mas o que está a conseguir tão cedo como treinador, não só no Leverkusen, mas também no Sanse, é admirável. É uma pessoa que sabe muito de futebol e que, ao mesmo tempo, se alimentou dos conhecimentos que grandes treinadores lhe transmitiram ao longo da sua carreira futebolística, como Benítez, Mourinho, Guardiola..."
- Imanol está a ir muito bem, mas gostaria que Xabi Alonso treinasse a Real Sociedad?
- O que eu gostaria era que o Imanol continuasse à frente do Real, porque o que ele conseguiu até agora era inimaginável quando assumiu o cargo. E, claro, gostaria que a Real Sociedad continuasse a crescer como tem feito nos últimos anos, que continuasse a ser uma das principais equipas da Liga, com jogadores de topo e a dar alegrias aos adeptos.
"Estou confiante de que a Real Sociedad estará na final da Taça do Rei"
- Voltando ao jogo da Taça do Rei, haverá alguma surpresa no Bernabéu ou o Real Madrid vai fazer valer a vantagem da primeira mão?
- Cada jogo é diferente, mas estou confiante de que a Real Sociedad estará na final.
- Quais são as principais armas do Real Madrid com que a Real Sociedad deve ter cuidado?
- Vejamos, é fácil dizer os quatro jogadores no topo (Mbappé, Vinicius, Rodrygo e Bellingham), mas não nos podemos esquecer de Valverde, Modric... No fundo, é um plantel muito completo e é por isso que é uma das melhores equipas do mundo.
- Finalmente, quase todos os anos a Real Sociedad perde alguns dos seus jogadores mais importantes... Como é que conseguem recuperar? Como é que conseguem ser competitivos em todas as épocas?
- O trabalho realizado pela direção desportiva da Real Sociedad é de admirar. E isso, juntamente com uma grande academia, faz com que, apesar da venda de grandes jogadores, a Real Sociedad consiga recuperar e continuar a competir e a ser uma das melhores equipas da LaLiga.
