O Atleti, como habitante do Metropolitano, nunca ganhou uma final da Taça. O jogo desta noite é o último jogo em casa da competição, pelo que o apoio dos adeptos será o das grandes noites. No entanto, tudo indica que a eliminatória será decidida em San Mamés, no final do mês.
Nestes 11 anos, o mais perto que a equipa de Diego Simeone esteve de uma final da Taça do Rei foram as meias-finais de 2013/2014 e 2016/2017.
No primeiro caso, e depois de deixar o Athletic nos quartos de final, perdeu com o Real Madrid. 3-0 no Bernabéu e 0-2 no Calderón. No segundo, foi o Barcelona que os eliminou. 1-2 em Manzanares e empate 1-1 em Camp Nou. Nesse ano, a final foi disputada no Vicente Calderón e o Atleti perdeu por um golo.
A derrota na Liga em San Mamés
O precedente mais próximo entre os dois remonta a 16 de dezembro na La Liga, quando o Athletic venceu por 2-0, graças aos golos de Guruzeta e Nico Williams. Desde então, e à exceção da derrota por 2-3 em Montilivi, o Atleti não perdeu e parte para o jogo desta noite em alta.
Pelo menos durante os 90 minutos, já que na Supertaça de Espanha o dérbi com o Real Madrid terminou com um 3-3, embora no prolongamento Joselu e Brahim tenham dado ao Real um lugar na final.
Além destes dois resultados, o Atleti conta com seis vitórias (1-0 contra o Sevilha na LaLiga, 1-3 contra o Lugo na Taça, 0-1 contra o Granada, 1-0 contra o Sevilha na Taça, 2-0 contra o Valência e 2-1 contra o Rayo) e três empates (3-3 em casa contra o Getafe, empate 2-2 contra o Real Madrid na Taça e empate 2-2 contra o Real Madrid na LaLiga). A igualdade diante do rival madrileno após os 90 minutos converteu-se numa vitória no prolongamento, graças aos golos de Griezmann e Riquelme e um empate 1-1 contra o Real Madrid no Bernabéu, que teve sabor a vitória quando Marcos Llorente marcou nos descontos.