Olhar português: Vitinha é nome do momento, André Silva volta aos golos, Jesus sorri

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Olhar português: Vitinha é nome do momento, André Silva volta aos golos, Jesus sorri

André Silva estreou-se a marcar ao serviço da Real Sociedad
André Silva estreou-se a marcar ao serviço da Real SociedadReal Sociedad Fútbol
Terminada mais uma semana de grande futebol, é tempo de viajarmos pelo mundo e falarmos dos maiores feitos dos jogadores portugueses. De Espanha, onde um português quebrou um longo jejum, passamos por França para destacar um nome e ainda há tempo para dar um salto até à Arábia Saudita, antes da ronda habitual pelos portugueses goleadores espalhados pelo mundo.

317 dias depois, André Silva voltou a fazer o gosto ao pé. O avançado formado no FC Porto estreou-se a marcar com a camisola da Real Sociedad, dando a passagem ao conjunto basco à próxima eliminatória da Taça do Rei.

Os números de André Silva
Os números de André SilvaFlashscore

Ainda por terra de nuestros hermanos, a semana ficou marcada pela vingança de João Félix ao Atlético Madrid, ao anotar o golo do triunfo do Barcelona diante os colchoneros, no Olímpic Lluís Companys (1-0), que teve direito a uma celebração especial do internacional português. Foi também destaque no nosso Momento Flash da semana.

De Espanha a França. Vitinha e Vitinha. O médio do Paris Saint-Germain e o avançado do Marselha estiveram em destaque nos triunfos das suas equipas frente a Le Havre (0-2) e Lyon (3-0), respetivamente. O jovem avançado colocou mesmo um ponto final numa seca de golos que durava há cinco semanas, num jogo em que contribuiu ainda com uma assistência.

A viagem do Olhar Português prossegue na Arábia Saudita, um território cada vez mais comum neste espaço, para falar de um nome que tem vivido uma temporada bastante agridoce: Jota. O extremo deixou Glasgow, onde era já um ídolo para os adeptos do Celtic, para abraçar um desafio em solo saudita, mas nos últimos três meses só tem jogado na Liga dos Campeões asiática. E foi nessa competição que se mostrou importante para o apuramento do Al-Ittihad para a fase a eliminar - vitória sobre o Sepahan (2-1).

Nos oitavos da maior prova asiática de clubes vão estar também o Al Nassr (Luís Castro, Ronaldo e Otávio), o Al Hilal (Jorge Jesus e Rúben Neves), o Sepahan (José Morais) e ainda o Melbourne City (Nuno Reis). Nota ainda para a vitória do Al Hilal diante o Al Nassr (3-0), que deixou a equipa de JJ com sete pontos de vantagem na liderança da liga saudita.

Por fim, nota de grande destaque para o treinador português Abel Ferreira e os seus adjuntos Carlos Martinho, Vítor Castanheira, João Martins e Tiago Magalhães da Costa, pelo bicampeonato brasileiro alcançado ao serviço do Palmeiras, numa maratona que teve emoção do princípio ao fim.

Golos à boa moda portuguesa 

Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, esta foi mais uma semana feliz para as cores lusas no que toca a golos.

Josué anotou o sétimo golo na presente temporada
Josué anotou o sétimo golo na presente temporadaLegia Warszawa

Além dos acima mencionados, houve ainda festejos de Samuel Teles (Otelul, da Roménia), Rafa Soares (PAOK, Grécia), Nené (Jagiellonia, Polónia), João Novais (Alanyaspor, Turquia), Josué (Legia, Polónia), Gonçalo Gregório (Dinamo Bucareste, Roménia), Alexandre Guedes (Petro Luanda, Angola), Carlos Forbs (Ajax, Países Baixos), Carlos Fortes (PSIS, Indonésia) e Edi Semedo (Radomiak Radom, Polónia).