Recorde as incidências da partida
O incidente ocorreu quando o árbitro assinalou uma falta do avançado Kylian Mbappé sobre o defesa Eric Garcia, negando ao Real Madrid uma última oportunidade de chegar ao empate, momentos depois de Jules Koundé, do Barcelona, ter marcado o golo da vitória aos 116 minutos.
A decisão de Ricardo de Burgos Bengoetxea provocou uma explosão de raiva entre os jogadores do Real Madrid, especialmente Rudiger, que estava no banco depois de ter sido substituído.
O alemão viu um vermelho direto pela sua reação e teve de ser contido pelos seus companheiros de equipa e pela equipa técnica para evitar que entrasse em campo e atirasse sacos de gelo ao árbitro.
"O meu comportamento na última noite não tem desculpa. Estou muito arrependido. Fizemos uma boa exibição da segunda parte em diante. Depois de 111 minutos, não me sentia capaz de continuar a ajudar a minha equipa e antes do apito final cometi um erro. Peço desculpa, novamente, ao árbitro e a todos os que desapontei na última noite", escreveu Rudiger nas redes sociais.
Os seus companheiros de equipa Lucas Vázquez e Jude Bellingham, após o apito final, também receberam cartões vermelhos por conduta antidesportiva, embora o defesa central seja o que corre maior risco de enfrentar uma sanção severa pelas suas ações.
Rudiger pode ser suspenso por um período de quatro a 12 jogos, de acordo com os regulamentos da Federação Espanhola de Futebol, e, sendo considerada uma sanção grave, teria de cumprir a proibição em todas as competições nacionais, incluindo a LaLiga.
O Real Madrid, campeão espanhol e europeu do ano passado, tem a LaLiga como única hipótese de conquistar um título esta época. O clube está a quatro pontos do líder Barcelona na classificação, quando faltam cinco jogos para o fim do campeonato.