Com 285 minutos jogados em quatro jogos (contra 106 em 16 jogos da La Liga e 105 em 12 jogos da Liga dos Campeões), Endrick é o homem forte do Real Madrid na Taça do Rei. O brasileiro, que já marcou quatro golos na competição, tem estado em evidência nos momentos mais importantes. Contra o Celta de Vigo, foi ele quem deu a volta à eliminatória e classificou a sua equipa graças a dois golos no prolongamento. E contra a Real Sociedad, permitiu que Carlo Ancelotti entrasse em campo com uma vantagem mais ou menos confortável.
Mas não será esta uma situação banal - mesmo que, em última análise, seja importante - tendo em conta o que ele pode realmente trazer à equipa? O ex-jogador do Palmeiras, contratado no verão passado após uma transferência de 60 milhões de euros, é o jogador menos utilizado pelo técnico italiano nesta temporada. E mesmo que ele responda que é complicado jogar quando se tem tanta concorrência, as qualidades atuais do jogador em relação ao futebol europeu levantam a questão: ele está pronto para jogar todos os jogos, ou a sua situação acaba por fazer sentido se esquecermos quem joga na sua posição?
"O problema de Endrick é a concorrência de jogadores de extrema qualidade", reafirmou o treinador italiano em conferência de imprensa na segunda-feira. E é verdade que Vinicius Jr., por exemplo, nunca enfrentou uma batalha tão difícil desde a sua chegada, apesar de ter passado alguns meses no banco e nas reservas. Sim, o brasileiro está a passar por um processo lógico para um jovem jogador e que é estritamente próprio do Real Madrid, mas será que teria tido o mesmo tempo de jogo se tivesse um perfil diferente, como Joselu? Estará realmente preparado para o futebol europeu, como afirma o seu treinador e como alguns dos seus golos fazem crer? Olhando para alguns dos seus arranques esta época, é evidente que o jovem brasileiro ainda tem muito espaço para melhorar.

Taça do Rei dá crédito a Endrick
E não há dúvida de que viver, aprender e crescer ao lado de Mbappé, Vini e Rodrygo o ajudará. "Penso que a história deste clube mostra que muitos jogadores da equipa principal estiveram no banco durante muito tempo. Vinicius, Rodrygo, Valverde, Camavinga.... Se queres estar no Real Madrid, é normal que fiques no banco durante algum tempo", acrescentou Ancelotti. É uma declaração difícil de engolir para qualquer jogador neste momento, mas é realista.
A mensagem é clara: se Endrick quiser ter sucesso no Real Madrid, terá de ser paciente e continuar a aprender. É preciso ter em conta que o avançado poderia ter ganho mais tempo de jogo noutros clubes europeus. É verdade que é difícil jogar quando a competição é tão apertada, mas será que é apenas um problema de concorrência? Quando olhamos e analisamos os seus jogos com mais pormenor, concordamos que o jovem é capaz de momentos de brilhantismo que muito poucos no futebol atual conseguem igualar. O seu caráter forte e a sua autoconfiança permitem-lhe tomar decisões importantes num quarto de segundo, que fazem toda a diferença e são a assinatura dos maiores.
Mas o avançado de 18 anos também tem muito a melhorar. Endrick ainda tem de se adaptar ao futebol europeu, que é muito diferente do que ele conseguiu fazer com os profissionais no Brasil. O potencial está lá, e ele pode desbloquear uma situação difícil com um remate imparável, mas quando se trata de começar e jogar contra uma equipa que está fisicamente fresca desde o início, é imediatamente mais difícil. Mas é apenas uma questão de tempo e paciência, como Ancelotti deixou claro, mesmo que a Taça do Rei e o jogo da primeira mão no Anoeta possam lhe dar algum crédito.
No último treino, Endrick deixou claro que a falta de tempo de jogo que lhe era dada o deixava receoso quanto ao seu lugar e à sua convocatória para o próximo Campeonato do Mundo de 2026. Será que ele vai ser paciente ou pedirá um empréstimo no próximo verão para ter mais tempo de jogo? Para já, o Real Madrid não tenciona desfazer-se da sua joia, segundo as nossas fontes. Cabe a ele aproveitar ao máximo o tempo de jogo que Ancelotti lhe oferecerá, algo que pode acontecer já nesta terça-feira à noite.