Taça do Rei: Dérbi de Madrid, Barcelona visita clube modesto de Salamanca

Oblak sofreu cinco golos no último clássico.
Oblak sofreu cinco golos no último clássico.AFP

Esta quinta-feira, o Atlético Madrid recebe o seu velho rival depois do encontro na Arábia Saudita, onde perdeu após os 90 minutos do tempo regulamentar. Perante os seus adeptos, terá a oportunidade ideal para se vingar.

Atlético Madrid-Real Madrid no Flashscore

"Voltámos a sofrer muitos golos. Temos coisas a melhorar. Sabemos que é algo que temos de melhorar", disse Antoine Griezmann depois de perder por 5-3 para o Real Madrid na meia-final da Supertaça de Espanha.

O jogo no estádio Al-Awwal Park, em Riade, foi o início de uma intensa série de dérbis entre os gigantes da capital, que continua na quinta-feira e será concluída a 4 de fevereiro com a 23.ª jornada da La Liga. 

Os últimos duelos entre Real e Atlético Madrid
Os últimos duelos entre Real e Atlético MadridFlashscore

Depois da derrota na Supertaça, os colchoneros procuram vingança e a segunda vitória sobre os merengues, depois de terem vencido por 3-1 na LaLiga, a única derrota sofrida pelos comandados de Carlo Ancelotti esta temporada.

Diego Pablo Simeone terá de encontrar a fórmula para fazer a sua equipa voltar a ser a equipa que ganhou reputação como uma das melhores na defesa.

"Estamos a sofrer mais golos do que devíamos e nesse aspeto temos de melhorar", reconheceu Cholo no passado dia 19 de dezembro, após o empate 3-3 com o Getafe, para o campeonato espanhol.

O Atlético sofreu 15 golos nos seus últimos seis jogos, incluindo cinco contra o Real Madrid em Riade, há uma semana.

Até agora, nesta época, o guarda-redes Jan Oblak teve de tirar a bola da sua baliza 41 vezes, mais dez do que em toda a época de 2015/16, a melhor do Atlético em termos defensivos, em que chegou à final da Liga dos Campeões e disputou a LaLiga até ao fim.

Os últimos resultados do Atlético de Madrid
Os últimos resultados do Atlético de MadridFlashscore

A fraqueza do Atlético na defesa contrasta com a sua força no ataque, o que pode explicar em parte a primeira, uma vez que está mais exposto aos ataques adversários.

Contra o Real Madrid, há uma semana, os homens de Simeone atacaram muito e marcaram três golos, mas também estiveram mais desamparados na defesa, permitindo os rápidos contra-ataques dos merengues.

"Sabemos que é algo (a defesa) que temos de melhorar. Enquanto não a melhorarmos, jogos como este vão acontecer", disse Griezmann após a meia-final da Supertaça.

"É algo que representa o Atlético de Madrid; ser uma defesa muito forte e não estou a falar apenas dos defesas, mas de todos, temos de a melhorar", acrescentou o francês, que, juntamente com o companheiro de equipa Álvaro Morata, está entre os melhores marcadores do campeonato espanhol.

Equipa ofensiva

O Atlético marcou 62 golos em 27 jogos oficiais até agora esta temporada, com Álvaro Morata e Antoine Griezmann a marcarem 34 golos.

Sem problemas na frente de ataque, Simeone procura encontrar a chave para voltar a ser a equipa aguerrida com que fez a sua reputação, mas que parece ter sido prejudicada pelas lesões de José Maria Giménez e pela inconsistência de Stefan Savic.

"Tenho de procurar as ferramentas de que necessitam para recuperar a segurança defensiva que sempre tivemos", disse o treinador argentino no Movistar+ após o jogo da passada quarta-feira.

Morata e Griezmann, dois jogadores importantes.
Morata e Griezmann, dois jogadores importantes.AFP

"É um trabalho que, como treinador, tenho de fazer, porque ofensivamente eles trabalham bem. Isto é como quando cheguei ao clube, quando a equipa marcava golos mas não defendia tão bem, a responsabilidade é absolutamente minha", insistiu Simeone.

O jogo de quinta-feira parece ser uma oportunidade para dar um passo em frente, vingar-se e eliminar os seus carrascos da Supertaça da Taça do Rei.

Unionistas-Barcelona no Flashscore

O Barça visita o Unionistas de Salamanca, da terceira divisão, na quinta-feira, num jogo de tudo ou nada dos oitavos de final da Taça do Rei, com dúvidas sobre o seu jogo após o fracasso na Supertaça de Espanha.

"Faltou-nos tudo", disse um desiludido Xavi Hernández após a derrota por 4-1 para o Real Madrid na final da Supertaça de Espanha, em Riade.

A forma recente do Barcelona
A forma recente do BarcelonaFlashscore

O troféu, que na época passada serviu para relançar a equipa culé para dominar e vencer o Real Madrid por 3-1, só veio agora aprofundar as dúvidas da equipa, que vai tentar recuperar o fôlego.

Sem a Supertaça, uma nova derrota frente ao Unionistas, que joga na Primera RFEF, eliminaria o Barcelona da Taça do Rei e deixaria a equipa e o seu treinador numa situação muito delicada.

"Estou preparado para receber todas as críticas. Acredito no projeto e nos jogadores que temos, e penso que somos capazes de dar a volta à situação em Salamanca", disse Xavi no domingo.

Oito pontos atrás do líder

Em quarto lugar na Liga, a oito pontos do Girona (embora com um jogo a menos), os Culés esperam uma reação contra um adversário muito inferior para começar a procurar uma solução para seus problemas, especialmente na defesa.

"Não temos de sofrer tantos golos. Eu disse que era o que mais me preocupava, defensivamente, porque no outro dia demos demasiadas oportunidades", disse o jogador nascido em Terrassa na conferência de imprensa.

O atual campeão da LaLiga sofreu 34 golos em 28 jogos oficiais esta época, vinte dos quais na competição nacional, onde já sofreu mais golos do que em toda a época passada. De facto, a sua solidez defensiva ajudou-os a ganhar o campeonato espanhol e a Supertaça.

Tabela classificativa da LaLiga
Tabela classificativa da LaLigaFlashscore

O plantel blaugrana parece ter sido afetado pela ausência de Marc-André Ter Stegen, que foi operado às costas, enquanto os dois principais jogadores da época passada (Jules Koundé e Ronald Araújo) estão longe do seu melhor.

O uruguaio não conseguiu derrotar Vinícius no último domingo, que venceu o duelo entre os dois sul-americanos que se tornou um clássico sempre que as duas equipes se enfrentam.

Além disso, Araujo não estará disponível contra o Unionistas na quinta-feira devido a uma suspensão após ter sido expulso na final da Supertaça.

Um olhar nostálgico

A equipa de Xavi também perdeu o jovem Pablo Gavi e o seu espírito combativo no meio-campo, que desempenhava um papel importante na contenção dos ataques adversários e no avanço da equipa, devido a uma rotura do ligamento cruzado anterior.

"Sentimos a falta da liderança e do coração de Gavi. A lesão é uma facada no coração para nós", admitiu o treinador de 43 anos na quarta-feira.

Os números de Gavi
Os números de GaviFlashscore

O jogo promete ser mais um teste para o já referido Xavi, que, no entanto, diz estar tranquilo quanto à sua continuidade, apesar da situação delicada da equipa.