Mais

Abel vs Gallardo: um jogo de xadrez que vale uma vaga nas meias da Libertadores

Abel e Gallardo enfrentaram-se pela primeira vez em 2021
Abel e Gallardo enfrentaram-se pela primeira vez em 2021Juan Ignacio RONCORONI / POOL / AFP

De um lado, o poderoso Palmeiras, comandado pelo português Abel Ferreira. Do outro, o River Plate, dirigido por Marcelo Gallardo. Dois dos técnicos mais prestigiados do futebol sul-americano enfrentam-se esta quarta-feira com as meias-finais da Libertadores em jogo.

Siga aqui as incidências do encontro

Verdão chega ao jogo da segunda mão, no Allianz Parque, em São Paulo, com uma vantagem ligeira depois de vencer a primeira mão por 1-2 na semana passada, no Monumental, em Buenos Aires.

"São jogos diferentes", alertou Abel, que levou o conjunto paulista aos títulos da Libertadores em 2020 e 2021. Na primeira delas, venceu o River Plate nas meias-finais.

Palmeiras em vantagem
Palmeiras em vantagemCesar Greco / Palmeiras

"Não sei como vai ser esse jogo, porque não tenho bola de cristal. Sei como nos vamos preparar e não acho que haverá grandes surpresas nem de um lado nem do outro", continuou o português em conferência de imprensa no sábado, após a vitória do Palmeiras por 4-1 sobre o Fortaleza, para o campeonato.

"Temos de vencer no Brasil, não temos outra escolha", disse Gallardo, que também ostenta um histórico de conquistas. O argentino de 49 anos participou de três dos quatro títulos da Libertadores conquistados pelo clube portenho: como técnico em 2015 e 2018 e como jogador em 1996.

Reforços em alta

Abel, de 46 anos, deve contar com Andreas Pereira, contratado no final do mês passado ao Fulham.

O médio nascido em Duffel, na Bélgica, mas que já vestiu a camisola da seleção brasileira, marcou dois golos no fim de semana na vitória do Verdão em casa, que o deixou a dois pontos do líder Flamengo, com um jogo a menos.

Andreas Pereira deve ser titular contra o River
Andreas Pereira deve ser titular contra o RiverCesar Greco / Palmeiras

Os reforços do clube paulista para esta Libertadores estão a revelar-se fundamentais. Vitor Roque marcou um dos dois golos da equipa na visita a Buenos Aires.

O avançado tornou-se a contratação mais cara da história do futebol brasileiro e sul-americano no início deste ano, quando o Palmeiras pagou 25,5 milhões de euros.

Vitor Roque marcou contra o River, no Monumental
Vitor Roque marcou contra o River, no MonumentalCesar Greco / Palmeiras

Juanfer Quintero pode ser novidade

O River Plate, por sua vez, sofreu uma dura derrota por 2-0 frente ao Atlético Tucumán para o Campeonato Argentino, numa partida em que preferiu poupar a maioria dos seus titulares.

Jogadores como Franco Armani, Gonzalo Montiel e Maximiliano Salas nem foram convocados.

Gallardo, a quem Abel descreveu como "um dos melhores técnicos da América do Sul", estuda quais os jogadores que pode colocar em campo para reverter a desvantagem.

Quintero contra o Palmeiras, no Monumental
Quintero contra o Palmeiras, no MonumentalFederico Peretti / NurPhoto / NurPhoto via AFP

Uma das novidades pode ser Juan Fernando Quintero, deixando de lado a linha defensiva de cinco homens utilizada na primeira partida deste confronto.

No entanto, o colombiano de 32 anos não teve um bom desempenho no campeonato no fim de semana.

O clube de Buenos Aires volta a contar com o médio Giuliano Galoppo após cumprir suspensão.

Quem avançar deste duelo entre Palmeiras e River Plate vai enfrentar o vencedor do confronto São Paulo e LDU, que será decidido na quinta-feira, no Estádio do Morumbi, após a vitória dos equatorianos por 2-0 em Quito na semana passada.

O jogo está marcado para as 01:30 de Lisboa.

Onzes prováveis:

Palmeiras: Weverton; Giay (Khellven), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista e Felipe Anderson; Facundo Torres, Flaco López e Vitor Roque.. Técnico: Abel Ferreira.

River Plate: Franco Armani; Montiel, Pablo Díaz, Martínez Quarta e Acuña; Enzo Pérez, Portillo (Colidio), Galoppo, Nacho Fernández (Quintero) e Castaño; Salas. Técnico: Marcelo Gallardo.

Árbitro: Andrés Matonte (URU).