Mais

Adeptos do Palmeiras protestam com cartazes antes de jogo contra o Cerro: "Conmebol racista"

Cartazes contra a Conmebol foram afixados nos arredores do Allianz, especialmente no setor visitante
Cartazes contra a Conmebol foram afixados nos arredores do Allianz, especialmente no setor visitanteReprodução
Adeptos do Palmeiras afixaram cartazes nos arredores do Allianz Parque com palavras como "Conmebol racista!" e "Racismo não! Estamos atentos!", antes do jogo contra o Cerro Porteño, pela 2.ª ronda da fase de grupos da Libertadores.

Recorde as incidências da partida

clube paraguaio esteve envolvido em dois episódios de racismo em jogos contra o Palmeiras, o mais recente registado este ano, na Libertadores Sub-20

Na ocasião, o atacante Luighi foi alvo de gestos racistas de um adepto, que imitou um macaco e não foi detido no ato da ofensa, mesmo com os relatos dos atletas brasileiros. 

O jogador palmeirense foi às lágrimas durante a entrevista, gerando um clima de comoção mundial, inclusive com uma manifestação de Gianni Infantino, presidente da FIFA. 

O episódio provocou reações do Palmeiras e dos demais clubes brasileiros, que cobraram medidas mais duras e eficazes por parte da Conmebol. 

Apesar da movimentação das equipas nacionais, o Cerro Porteño foi punido apenas em 50 mil dólaress, além de jogos à porta fechada e uma mensagem de consciencialização nas redes sociais. A penalização recebeu críticas por parte do Palmeiras. 

Mais tarde, o Palmeiras derrotou o conjunto paraguaio por 1-0 e seguiu invicto na Libertadores.