Mais

Antigo internacional brasileiro Rafinha anuncia reforma

O brasileiro Rafinha, na partida em homenagem à memória de Franz Beckenbauer
O brasileiro Rafinha, na partida em homenagem à memória de Franz BeckenbauerHarry Langer / DPA / dpa Picture-Alliance via AFP

Vencedor da Liga dos Campeões pelo Bayern de Munique e da Taça Libertadores pelo Flamengo, o brasileiro Rafinha anunciou esta segunda-feira, aos 39 anos, a sua retirada como jogador de futebol.

"Tudo tem um começo e um fim. Hoje anuncio oficialmente a minha retirada dos relvados (...). Sem arrependimentos, mas com o coração partido, porque não é uma decisão fácil", disse na televisão brasileira SporTV.

O lateral-direito estava livre desde que saiu em março do Coritiba, o mesmo clube no qual iniciou a carreira profissional há 20 anos.

"É um momento especial- Foi uma trajetória maravilhosa (...). Não esperava chegar até onde cheguei", continuou com a voz embargada pela emoção.

Rafinha teve uma carreira brilhante na Europa, com o Schalke 04 e o Bayern de Munique na Alemanha, o Genóva, em Itália e o Olympiacos, na Grécia.

No auge da carreira, na passagem pelo Bayern, o lateral conquistou a Liga dos Campeões na temporada 2012/2013, assim como o Mundial de Clubes em 2013, além de sete títulos da Bundesliga.

Pelo Flamengo, de volta ao Brasil, levantou a Taça Libertadores em 2019, a Supertaça Sul-Americana em 2020 e dois Campeonatos Brasileiros (2019 e 2020).

Também envergou as camisolas de Grémio e São Paulo.

"Consegui manter-me ativo até que os meus filhos pudessem ver-me jogar. Realizei todos os meus sonhos no futebol", afirmou.

As últimas temporadas de Rafinha
As últimas temporadas de RafinhaFlashscore

Pela seleção principal do Brasil, apesar do sucesso nos clubes, Rafinha jogou apenas quatro jogos, embora tenha feito parte da equipa sub-23 que disputou os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, nos quais a Canarinha ficou com a medalha de bronze.