Mais

Hugo Rodallega, o eterno recordista de golos aos 39 anos

Rodallega comemora o golo na Taça Libertadores
Rodallega comemora o golo na Taça LibertadoresPhoto by ALEX DIAZ/PHOTOSPORT / PHOTOSPORT / Photosport via AFP
Hugo Rodallega, avançado colombiano de 39 anos, marcou na primeira mão da segunda fase da Taça Libertadores, contra o Club Deportes Iquique do Chile.

Hugo Rodallega continua firme e forte. O avançado é o capitão e líder do Independiente Santa Fé, uma equipa que tem sido consistente nos últimos tempos e que ganhou um bilhete para as eliminatórias da Taça Libertadores 2025.

Rodallega marcou o único golo de Los Leones contra o Iquique, na primeira mão da segunda fase. O clube chileno venceu o jogo da primeira mão por 2-1 e agora terá de visitar a equipa de Cardenal em Bogotá.

Recorde as incidências da partida

O golo de Rodallega estabeleceu dois recordes importantes: por um lado, o avançado marcou o golo mais cedo do Independiente Santa Fé na história da Taça Libertadores (104 segundos). Hernando Piñeros (1967) e Carlos Pandolfi (1976) haviam marcado no terceiro minuto.

Recorde duplo

Por outro lado, Hugo Rodallega superou Arnoldo Iguarán (38 anos) para se tornar o colombiano mais velho a marcar na Taça Libertadores (39 anos e 208 dias).

Rodallega é um avançado com uma extensa carreira internacional. Começou a sua carreira no Deportes Quindío (marcou 20 golos em duas épocas). Transferiu-se para o Deportivo Cali, onde se afirmou como goleador e campeão do Torneo Finalización 2005. Graças à sua campanha, transferiu-se para o Monterrey. Também teve passagens pelo Atlas e pelo Necaxa.

Os números de Hugo Rodallega
Os números de Hugo RodallegaFlashscore

Depois da passagem pelo México, transferiu-se para o Wigan, em Inglaterra. Passou quatro temporadas no Wigan, onde marcou 24 golos e fez 17 assistências. Depois, jogou três temporadas no Fulham, passou pelo futebol turco e brasileiro antes de voltar à FPC, para jogar no Independiente Santa Fe, o seu clube atual.

A nível internacional, Rodallega fez 41 jogos pela seleção tricolor, marcando 8 golos (2005-2011). Fez parte da seleção colombiana que venceu o Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2005.