Mais

Libertadores: Alianza Lima à procura de bater recordes no caminho para a fase de grupos

Jogadores do Alianza de Lima comemoram a vitória sobre o Deportes Iquique
Jogadores do Alianza de Lima comemoram a vitória sobre o Deportes IquiqueALEX DÍAZ / PHOTOSPORT / AFP
O Alianza Lima enfrentará o Deportes Iquique do Chile na terça-feira, 11 de março, em Lima, no jogo da segunda mão da competição continental. Após uma vitória por 2-1 no jogo da primeira mão, o emblema peruano tem a vantagem de se apurar para a fase de grupos.

A temporada 2025 é azul e branca. Não há outras cores. O Alianza Lima conseguiu finalmente ultrapassar os maus resultados a nível internacional e está a 90 minutos de atingir o objetivo mais inesperado: a qualificação para a fase de grupos da Taça Libertadores da América de 2025. Depois de começar na primeira fase, Los Intimos tiveram que superar o Nacional do Paraguai, depois fazer a epopeia contra os gigantes Boca Juniors e agora terão que deixar o Deportes Iquique do Chile no caminho.

Com uma vitória fora de casa por 2-1, o clube de Néstor Gorosito pode pelo menos empatar em casa, no Estádio Alejandro Villanueva, na terça-feira, 11 de março, para garantir uma vaga na fase de grupos de três milhões de dólares (2,7 milhões de euros).

O caminho a seguir

Contra o Nacional do Paraguai, o Alianza Lima superou uma eliminação em duas partidas pela primeira vez na história da Libertadores, depois de ter perdido cinco vezes. O resultado também pôs fim a uma série de 21 partidas sem vitória em casa.

Depois vieram os recordes individuais: de acordo com o estatístico espanhol Mister Chip, Kevin Quevedo tornou-se o primeiro jogador do Alianza Lima a marcar dois golos na Libertadores desde José Carlos Fernández contra a Universidad de Chile em 2010. Por sua vez, Hernán Barcos tornou-se o primeiro jogador com mais de 40 anos a marcar quatro golos na Libertadores, depois de Rogério Ceni e Roque Santa Cruz, que marcaram três. 

Ninguém imaginava, mas contra o Boca Juniors a história foi feita. O Alianza tornou-se o primeiro emblema peruano na história da Libertadores a eliminar o conjunto "xeneize" num confronto direto. Barcos também se tornou o segundo jogador do Alianza a marcar na La Bombonera, o primeiro foi Víctor "Pitín" Zegarra em 1966. Naquele ano, o Los Intimos também havia vencido o time argentino.

Já Guillermo "Billy" Viscarra, o herói da noite ao defender o último penálti da disputa, foi o primeiro guarda-redes a defender um castigo máximo pelo Alianza Lima em toda a história da Libertadores. Sem dúvida, a eliminação em La Bombonera foi um acontecimento histórico.

História contra o Deportes Iquique

Caso elimine o Deportes Iquique, o Alianza Lima pode tornar-se no quarto clube na história da Libertadores a apurar-se para a fase de grupos desde a primeira pré-eliminatória. Recorde-se que só em 2017 a última fase foi introduzida e as equipas que conseguiram superar as três fases foram: Guaraní do Paraguai em 2020 (eliminou San José, Corinthians e Palestino), Barcelona SC do Equador no mesmo ano (Progreso, Sporting Cristal e Cerro Porteño), e Olimpia do Paraguai em 2022 (Fluminense, César Vallejo e Atlético Nacional).

A primeira mão, disputada na passada terça-feira, terminou 2-1 a favor do Alianza Lima em Iquique. Os golos foram marcados por Hernán Barcos e Eryc Castillo, mas Carlos Zambrano marcou um golo contra. Nessa partida, os "Blanquiazules" não contaram com Pablo Ceppelini, devido a uma lesão, e Erick Noriega e Paolo Guerrero, por suspensão.

No entanto, espera-se que os três jogadores estejam aptos para a segunda mão, a 11 de março, embora Jean Pierre Archimbaud, que sofreu recentemente uma lesão no cotovelo, não esteja presente. A equipe de Néstor Gorosito precisará empatar ou vencer a partida contra o time chileno para se classificar para a fase de grupos da Copa Libertadores, que também valeria a enorme quantia de 4,2 milhões por vencer todas as pré-eliminatórias (3,8 milhões de euros).