Botafogo 1-0 Universidad de Chile

Sob o olhar atento de Carlo Ancelotti, que foi ao Nilton Santos, Igor Jesus fez um jogo de alto nível. Ele esteve na pré-convocatóriada Seleção Brasileira, mas acabou cortado da lista final. Pelo que o jogador do Glorioso demonstrou, o italiano deve ter ficado com aquele "se" a ecoar na mente.

O golo, marcado aos 37 minutos da etapa inicial, combinou posicionamento e poder de finalização. Posicionou-se no meio da área, recebeu o cruzamento de Savarino e antecipou-se ao guarda-redes para marcar.
Só a vitória interessava para ambos os clubes, mas o Botafogo foi mais efocaz durante o confronto, inclusive teve um belo golo de Artur anulado no segundo tempo. No lance, Igor Jesus acabou por tocar a bola com o braço e o VAR apanhou a irregularidade.
A mobilização total do Botafogo para este confronto mostrou-se mais do que acertada. Mesmo com a expulsão de Jair num lance totalmente atrapalhado na primeira etapa, o clube de Renato Paiva aguentou dentro de casa e vai prosseguir na defesa do inédito título conquistado na temporada passada.

Afinal de contas, vencer com um a menos, em um jogo decisivo de Libertadores, está no ADN do clube carioca. O Botafogo foi campeão exatamente nessas circunstâncias contra o Atlético-MG, na decisão do ano passado, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, quando Gregore foi expulso logo no início da partida.
Com o triunfo, o Botafogo chegou aos 12 pontos, igualando o líder Estudiantes. Apesar disso, o clube argentino, terminou na liderança. Os hermanos venceram o Carabobo por 2-0, também na terça-feira.
A Universidad de Chile fez uma grande pressão nos minutos finais, tendo em vista o resultado adverso, mas não conseguiu o resultado que precisava para seguir na Libertadores. Para a incredulidade da claque, o emblema chileno, que começou a jornada na liderança, terminou na terceira posição do Grupo A, com 10 pontos. La U vai agora disputar os play-offs da Sul-Americana contra algum dos segundos classificaods da outra competição continental de clubes.
O Botafogo volta a campo no próximo domingo, contra o Santos, na Vila Belmiro, pela 11.ª jornada da Série A do Brasileirão. O Glorioso é o 11.º colocado, com 12 pontos, enquanto o Santos é o 18.º, com oito.