Mais

Libertadores: Botafogo reduzido a 10 vence Universidad de Chile (1-0) e garante oitavos

Igor Jesus comandou vitória que garantiu Botafogo nos oitavos da Libertadores
Igor Jesus comandou vitória que garantiu Botafogo nos oitavos da LibertadoresVítor Silva/Botafogo
O Botafogo venceu a Universidad de Chile por 1-0 na noite desta terça-feira, no estádio Nilton Santos, pela jornada final da fase de grupos da Libertadores, e garantiu o apuramento para os oitavos de final do torneio continental. O Alvinegro superou a expulsão de Jair, aos 26 minutos, mas celebrou por Igor Jesus, o herói da partida, em assistência de Savarino.

Botafogo 1-0 Universidad de Chile

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Sob o olhar atento de Carlo Ancelotti, que foi ao Nilton Santos, Igor Jesus fez um jogo de alto nível. Ele esteve na pré-convocatóriada Seleção Brasileira, mas acabou cortado da lista final. Pelo que o jogador do Glorioso demonstrou, o italiano deve ter ficado com aquele "se" a ecoar na mente. 

Igor Jesus celebra no Nilton Santos
Igor Jesus celebra no Nilton SantosVítor Silva/Botafogo

O golo, marcado aos 37 minutos da etapa inicial, combinou posicionamento e poder de finalização. Posicionou-se no meio da área, recebeu o cruzamento de Savarino e antecipou-se ao guarda-redes para marcar. 

Só a vitória interessava para ambos os clubes, mas o Botafogo foi mais efocaz durante o confronto, inclusive teve um belo golo de Artur anulado no segundo tempo. No lance, Igor Jesus acabou por tocar a bola com o braço e o VAR apanhou a irregularidade. 

A mobilização total do Botafogo para este confronto mostrou-se mais do que acertada. Mesmo com a expulsão de Jair num lance totalmente atrapalhado na primeira etapa, o clube de Renato Paiva aguentou dentro de casa e vai prosseguir na defesa do inédito título conquistado na temporada passada. 

Botafogo seguirá na defesa de título inédito conquistado na temporada passada
Botafogo seguirá na defesa de título inédito conquistado na temporada passadaVítor Silva/Botafogo

Afinal de contas, vencer com um a menos, em um jogo decisivo de Libertadores, está no ADN do clube carioca. O Botafogo foi campeão exatamente nessas circunstâncias contra o Atlético-MG, na decisão do ano passado, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, quando Gregore foi expulso logo no início da partida. 

Com o triunfo, o Botafogo chegou aos 12 pontos, igualando o líder Estudiantes. Apesar disso, o clube argentino, terminou na liderança. Os hermanos venceram o Carabobo por 2-0, também na terça-feira.

A Universidad de Chile fez uma grande pressão nos minutos finais, tendo em vista o resultado adverso, mas não conseguiu o resultado que precisava para seguir na Libertadores. Para a incredulidade da claque, o emblema chileno, que começou a jornada na liderança, terminou na terceira posição do Grupo A, com 10 pontos. La U vai agora disputar os play-offs da Sul-Americana contra algum dos segundos classificaods da outra competição continental de clubes. 

O Botafogo volta a campo no próximo domingo, contra o Santos, na Vila Belmiro, pela 11.ª jornada da Série A do Brasileirão. O Glorioso é o 11.º colocado, com 12 pontos, enquanto o Santos é o 18.º, com oito.