Depois de um início de ano desanimador, em que perdeu a Recopa Sul-Americana para o Racing, e não conseguiu chegar às meias-finais do Campeonato Carioca, o Botafogo trouxe Renato Paiva para substituir o também português Artur Jorge.
Com um mês de treino, sem nenhuma competição, Paiva pôde conhecer e trabalhar com o plantel, e o Botafogo melhorou na estreia do Brasileirão. O clube empatou sem golos com o Palmeiras e venceu no Nilton Santos, por 2-0, o Juventude, no sábado, com golos de Igor Jesus e Mateo Ponte.
No Grupo A da Libertadores, a equipa carioca deixou uma boa impressão no Chile, mas pagou caro pelas falhas na finalização e acabou derrotada. Contra o Carabobo, o Fogão não poderá contar com o atacante Igor Jesus, expulso em Santiago, e com o defesa Bastos e o médio Danilo Barbosa, que continuam fora por lesão.
Siga o Botafogo - Carabobo com o Flashscore
O atacante Gonzalo Mastriani, recém-chegado ao clube, pode estrear no lugar do camisola 99. Com a aparente superioridade sobre o adversário, resta saber se Paiva vai escalar o onze titular ou se dará minutos para substitutos como Arthur, Jeffinho, Cuiabano, Gregore ou Allan.
Sem nada a perder
O Carabobo, por outro lado, está em uma boa fase no campeonato venezuelano e sonha em fazer história na primeira participação na fase de grupos do torneio continental. No sábado, a vitória sobre o Caracas por 1-0 deixou a equipa na liderança isolada do campeonato local com um golo do lateral Marcel Guaramato.
O técnico espanhol Diego Merino reservou um grande número de titulares para o jogo no Rio de Janeiro. O atacante Edson Tortolero, expulso contra o Estudiantes, está fora e deve dar lugar a Robert Hernandez.
Depois de perder por 2-0 contra o Estudiantes, a equipa precisa pontuar para não começar a se distanciar da zona de apuramento. Apenas os dois primeiros avançam, com o terceiro a disputar um playoff da Sul-Americana.